• 03-12-2024

Dicas são da Head de Diversidade, Equidade e Inclusão

As vagas de ações afirmativas são definidas como um tipo de política que as empresas podem adotar para garantir a equidade de oportunidades no local de trabalho e, com isso, apoiar a diversidade e inclusão internamente. São vagas de trabalho destinadas exclusivamente a grupos marginalizados pelos grupos centralizados da sociedade que tendem a sofrer discriminação no mercado de trabalho, como pessoas pretas e indígenas; pessoas da comunidade LGBTQIAP+; pessoas com deficiência (PcD); pessoas com mais de 40 anos; e mulheres. 

 

 

Para a Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Condurú Consultoria, Jenifer Zveiter, hoje é fundamental que as empresas do século XXI se atentem à necessidade de vagas afirmativas e inclusivas/exclusivas, pois isso só favorece e agrega valor para a empresa. 

 

 

“Há muitas pesquisas que comprovam que empresas mais diversas tendem a obter melhores resultados, reconhecimento social, bem como, são ambientes tidos como mais saudáveis e agradáveis para o trabalho em equipe. A política interna de vagas afirmativas é imprescindível para quem deseja fazer contratações assertivas e acompanhar as tendências do ambiente corporativo”, avalia. 

 

 

Entre 2020 e 2021, a divulgação de vagas afirmativas cresceu 56%, conforme levantamento realizado pelo site Vagas.com, reforçando que a abertura de oportunidades de emprego destinadas a grupos historicamente minorizados é uma estratégia fundamental para o alcance da diversidade nas empresas. 

 

 

Cinco passos para a criação de vagas afirmativas 

 

 

Mas como colocar em prática o processo de recrutamento para vagas afirmativas e inclusivas/exclusivas? Bom, como já dito, a ação é uma política que deve ser implementada internamente pela empresa, antes de tudo. Vamos aos cinco passos para simplificar e facilitar o processo: 

 

 

  1. Foque nas responsabilidades reais da função; 

 

  1. Use linguagem inclusiva na descrição da vaga; 

 

  1. Realize uma triagem baseada em pontos específicos; 

 

  1. Preste atenção em perguntas que podem ser consideradas discriminatórias e evite-as; 

 

  1. E lembre-se: a seleção para estas vagas devem seguir as estratégias de recrutamento padrão, sem perder o sentido do processo.