Afri News
Camarote Casa de Gana promete uma conexão entre o país africano e a capital baiana
De 8 a 13 de fevereiro de 2024, a Casa de Gana promete uma programação artística e cultural que celebra a conexão entre a capital baiana e o país africano.
Pela primeira vez, o Carnaval de Salvador recebe o Camarote Casa de Gana , o primeiro camarote internacional do evento funcionará das 14h às 00h, de 9 a 13 de fevereiro . No dia 8 de fevereiro, das 10h às 13h, ocorrerá a cerimônia oficial de abertura, com a presença de autoridades e apresentação à imprensa.
Instalado na Casa Vale do Dendê, no Terreiro de Jesus – Pelourinho, o Camarote Casa de Gana é voltado para convidados, mas terá uma cota de ingressos por dia reservada ao público geral. Os ingressos estarão disponíveis no Sympla .
Inaugurado em Salvador em novembro de 2023, durante uma ocupação no Salvador Capital Afro, o projeto Casa de Gana retorna com cerca de 30 artistas, empresários, lideranças e autoridades ganesas. Eles promoverão um espaço de vivências que passeiam pela arte, história, gastronomia, moda, artesanato, música e danças tradicionais e contemporâneas, proporcionando uma rica imersão na cultura de Gana, país localizado na África Ocidental.
Com o propósito de incentivar o diálogo entre a diversidade cultural e as tradições que unem os dois países, o projeto também promove o encontro de artistas ganenses em trios de blocos afro, como o Olodum e Muzenza. A iniciativa é promovida e realizada pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes e Cultura de Gana, em parceria com o Vale do Dendê e a BRAGH, dentro do projeto Experience Ghana Live. A produção executiva é assinada pelo Instituto Afetto e BlueJay Produções, com apoio da Prefeitura de Salvador.
A Embaixadora de Gana, Abena P. Busia, destaca que o Carnaval em Salvador possui elementos similares com alguns dos festivais e cerimônias realizadas em Gana.
“A música percussiva, as fantasias nas vestimentas, os desfiles em grupos afrocentrados. Tudo isso nos é familiar. A Bahia tem muito da África, especialmente características de Gana, por isso é emocionante fazer esse intercâmbio” , afirma.
Segundo a embaixadora, essa é mais uma iniciativa que visa incentivar a instalação de uma casa permanente em Salvador. “Empresários, artistas e produtores estão vindo de Gana para conhecer Salvador e fortalecer laços culturais, turísticos e comerciais entre Gana e o Brasil”, conclui .