• 05-10-2024

Levantamento aponta que pessoas brancas representam quase 70% dos funcionários em agências; veja mais!

A segunda edição do Censo de Diversidade das Agências Brasileiras, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), apontou para uma preocupante queda na inclusão de mulheres negras no setor. Em 2024, elas representam apenas 17% dos funcionários, uma redução em relação aos 21% de 2023.  

Num quadro geral, pessoas brancas representam 67% dos funcionários, enquanto apenas 30% são representados por pessoas pretas e pardas. 

A pesquisa reforça o fato de que, embora as discussões sobre diversidade sejam cada vez mais frequentes, as mudanças efetivas dentro do ambiente corporativo ainda ocorrem de maneira lenta. 

 

grafico-comparativo
Foto: (Crédito: ODP, Gestão Kairós e Sinapro)

Outro dado importante revelado pelo estudo é a concentração de profissionais brancos em posições de liderança, perpetuando a falta de diversidade nos altos cargos. Isso ressalta a necessidade de adoção de políticas mais robustas e eficazes para garantir que a inclusão não se limite apenas ao discurso, mas que se reflita em ações concretas no cotidiano das agências. 

O censo aponta que as empresas precisam intensificar seus esforços para promover uma cultura organizacional que valorize a pluralidade e combata a discriminação. Isso inclui a implementação de programas de capacitação e contratação que priorizem a equidade racial e de gênero, além de criar mecanismos de suporte para pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+. 

Redação Africanize

Redação do Africanize