• 19-09-2024

País da África Central homenageou Letsile Tebogo, primeiro africano campeão dos 200 metros em Jogos Olímpicos

O presidente Mokgweetsi Masisi declarou feriado a Botsuana na tarde de sexta-feira (09), para homenagear Letsile Tebogo, o primeiro medalhista de ouro olímpico do país e o primeiro africano a ser coroado campeão dos 200 metros em Jogos Olímpicos.

Masisi saudou o velocista de 21 anos como a “Sensação de Botsuana” após seu excelente desempenho na última quinta-feira (08), nas Olimpíadas de Paris.

“O melhor momento esportivo de Botsuana”, destacou o jornal Mmegi depois que Tebogo fez uma corrida impressionante nos 200m e levou o ouro, deixando o favorito Noah Lyles para trás, em terceiro lugar. Para completar seu desempenho, ele também estabeleceu um recorde africano de 19,46 segundos.

 

atleta-africanize-corrida
 

 

A conquista de Tebogo ficará “gravada nos anais da história da república”, disse o presidente.

A medalha olímpica é a terceira de Botsuana, depois que Nijel Amos conquistou a prata nos 800m nos Jogos de Londres de 2012 e o revezamento 4x400m masculino levou o bronze em Tóquio em 2020. Masisi também prestou homenagem à mãe de Tebogo, sua maior fã, que morreu em maio.

Tebogo é apenas o segundo atleta da África a ganhar uma medalha nos 200m e o primeiro a ganhar o ouro. O namibiano Frankie Fredericks ganhou prata em Barcelona em 1992 e em Atlanta em 1996.

 

declaraçao-presidente
 

 

O vice-presidente sênior do Comitê Olímpico Nacional de Botsuana, Tshepo Sitale, disse à AFP que o comitê estava “extremamente feliz” com a conquista de Tebogo.

Redação Africanize

Redação do Africanize