1 de setembro de 2025

Esportes

Bolsa Atleta bate recorde histórico e amplia inclusão no esporte brasileiro

Em 2025, programa alcança mais de 9 mil beneficiados e reforça apoio a atletas de base, mulheres e competidores de elite

• 01/09/2025
Thumbnail
Reproduçõa: A.RICARDO / Shutterstock

O Bolsa Atleta, maior programa de patrocínio individual a esportistas do Brasil, atingiu em 2025 seu maior alcance desde a criação, há duas décadas. De acordo com dados oficiais do Ministério do Esporte, 9.207 atletas foram contemplados neste ano, um crescimento de 27% em relação a 2022 e 5,4% acima de 2024.

Somando os beneficiados da categoria Pódio, voltada a atletas com projeção olímpica e paralímpica, o número sobe para mais de 9.600 esportistas, consolidando o programa como uma das principais ferramentas de incentivo ao alto rendimento no país. Apenas em 2025, 435 atletas receberam o Bolsa Pódio, marca 39% maior do que no ano anterior.

Para o ministro do Esporte, André Fufuca, o avanço reforça a preparação brasileira rumo aos Jogos de Los Angeles, em 2028. Já a secretária de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou o caráter inclusivo da política pública, que contempla desde jovens em formação até mulheres grávidas, puérperas e atletas-guias, ampliando a representatividade no esporte.

Mais do que garantir recursos financeiros, o Bolsa Atleta permite que esportistas dediquem-se integralmente às suas carreiras, reduzindo desigualdades históricas de acesso e criando condições para que talentos de diferentes regiões possam despontar.

Com recordes e maior diversidade de beneficiados, o programa reafirma em 2025 seu papel central na transformação social e no fortalecimento do esporte nacional.

TAGS: