Ex-domestica de 61 anos é aprovada em primeiro lugar em curso de ciências biológicas
Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos
Com o tema "Cinema em Pretuguês", o festival acontecerá em São Paulo e outras regiões do Brasil, promovendo debates e mostras sobre a circulação e distribuição de produções negras
A APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), uma organização sem fins lucrativos que promove o acesso aos bens culturais por meio do audiovisual, celebra a 5ª edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANB) em 2024. O festival ocorrerá em São Paulo e em Salvador, promovendo debates e mostras sobre a circulação e distribuição de produções negras.
Este ano, o FIANB acontecerá em diferentes formatos e locais, sendo o primeiro em Salvador, de 5 a 8 de novembro, nos cinemas iAMO, Cine MAM, Cine Glauber; online com acesso mediante a inscrição para a participação, de 11 a 14 de novembro; e em São Paulo, o evento ocorrerá de 21 a 23 de novembro, com sessões nos dias 21 e 22 no Cine Olido e no dia 23 no Centro Cultural São Paulo (CCSP), com a programação sujeita a mudanças.
Com o tema "Cinema em Pretuguês", o festival dialoga com o pensamento de Lélia Gonzalez, reconhecendo as contribuições africanas na formação cultural da América Latina, ou como Gonzalez denominou, "Améfrica Ladina". O evento se propõe a promover debates sobre a distribuição e circulação de produções negras no Brasil e no exterior, especialmente dentro do contexto das diásporas Afro-Atlânticas.
A programação do festival, que ocorrerá de 5 a 23 de novembro, inclui sessões presenciais e transmissões online pela plataforma TodesPlay, destacando a mostra de filmes brasileiros e internacionais, com debates temáticos sobre a distribuição e circulação de produções negras, um seminário internacional sobre a presença afro-diaspórica no audiovisual e o impacto dessas produções no imaginário coletivo, além do 2º Encontro de Cineclubes Negros de São Paulo, com exibições de filmes e debates sobre as possibilidades de circulação e formação de público para produções negras.
Haverá também uma mostra internacional com sessões de filmes em parceria com festivais internacionais, como o Festival Oiá24, de Cabo Verde, que ocorrerá em Salvador, e o Docubox, do Quênia, em São Paulo. Em ambas as cidades, haverá sessões FOCO, da Escola Binacional FOCO Brasil-Colômbia, além de um encontro de mercado que discutirá estratégias de coprodução e internacionalização de produções negras.
Este evento, que nasceu do Seminário do Audiovisual Negro em 2016, reafirma o compromisso da associação com a descentralização das ações e com a inclusão racial e de gênero no setor. Segundo Tatiana Carvalho, Presidente da APAN, o FIANB é uma oportunidade vital para dar visibilidade às vozes e narrativas negras, promovendo a diversidade e a equidade no audiovisual.
“Este é um espaço onde podemos celebrar a riqueza da cultura negra, discutir os desafios enfrentados por profissionais do setor e fortalecer as conexões entre criadores e a audiência”, afirma.
lA APAN, ao longo de suas edições, tem fortalecido o movimento negro no audiovisual, promovendo a inserção de profissionais negros e negras em todas as etapas da cadeia produtiva do cinema. Em um Brasil onde 65,5% da população se autodeclara negra (IBGE, 2022), o FIANB reafirma a importância de construir novos imaginários, descolonizando narrativas e colocando em evidência as produções negras nacionais e internacionais.
Com a retomada do fortalecimento das instituições brasileiras e com a ampliação de parcerias internacionais, o FIANB se destaca como um evento essencial para a promoção do audiovisual negro no Brasil e no mundo.
O FIANB 2024 conta com o apoio em São Paulo da SPCine e em Salvador da Salcine, além de diversas entidades nacionais e internacionais, reafirmando o compromisso da APAN em promover um audiovisual negro inclusivo e potente.
Redação do Africanize
Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos
Personagem fez parte de série de comédia lançada em 2004 pela TV Globo
Ator também assinará como produtor da sequência da comédia