4 de novembro de 2025

Beleza

Afro Fashion Day, o maior evento de moda negra do Brasil movimenta o Centro Histórico com 4 mil pessoas

Evento transformou o Pelourinho em uma passarela de beleza, música e ancestralidade, abrindo oficialmente o Salvador Capital Afro

• 03/11/2025
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Reprodução: Lucas Assis / Tati Freiras / Jorge Gauthier | @correio24horas | @afrofashionday

O Pelourinho viveu um sábado de celebração, arte e pertencimento com a 11ª edição do Afro Fashion Day, realizado no dia 1º de novembro. Cerca de 4 mil pessoas ocuparam a Praça Terreiro de Jesus para acompanhar o evento que, mais uma vez, transformou o Centro Histórico em uma grande passarela de moda, cultura e orgulho.

Com o tema “Beleza”, o desfile marcou a abertura oficial do Salvador Capital Afro, iniciativa que inaugura o Mês da Consciência Negra na cidade. Foram 78 modelos e 45 marcas baianas divididas em três blocos temáticos, Raiz, Expressão e Espelho, em uma curadoria assinada por Fagner Bispo, com direção de beleza de Dino Neto e Roma Aragão e trilha sonora do DJ Telefunksoul, presente desde a primeira edição.

O evento começou em tom de emoção: o Ilê Aiyê, em parceria com a Neoenergia Coelba, abriu a passarela de 75 metros com cinco Deusas do Ébano, acompanhadas por percussionistas que ecoaram o som ancestral do bloco afro mais antigo do país. No segundo bloco, o cantor Felupz uniu música, dança e moda em uma performance inédita que incendiou o público.

O encerramento foi apoteótico. Convidada pela Avon, marca de beleza oficial do evento, Rachel Reis subiu à passarela para encerrar a noite com faixas de seu novo disco Divina Casca. “Estou aqui como cantora, mas também como espectadora. Estou muito feliz”, declarou antes da apresentação, que selou a comunhão entre moda, arte e ancestralidade.

Durante todo o dia, o público também circulou pela Feira da Sé, espaço dedicado ao afroempreendedorismo e à economia criativa, com 24 marcas de moda, beleza, gastronomia e artesanato, entre elas NegraLu, Ziê, OMI + Marargila, Rua dos Orixás, Um Rabisco à Toa, Vistosa, Candances Moda Afro, Mirinha Leal Criações, Uka Acessórios e Tá Bom Pra Você. O espaço também recebeu ações do Ilê Aiyê e o bazar beneficente Juntos pelo Bem, além de oficinas gratuitas de croqui de moda, tranças afro e amarração de turbantes.

“Mais do que um desfile, o Afro Fashion Day é uma celebração de identidade, pertencimento e poder criativo, que transforma a moda em instrumento de transformação social”, afirmou Luciana Gomes, gerente comercial e de marketing do Correio, idealizador do projeto.

Criado em 2015, o Afro Fashion Day já reuniu mais de 100 mil pessoas e 2 mil profissionais ao longo de suas edições, consolidando-se como o maior evento de moda negra do Brasil e um marco na valorização da cultura afro-brasileira.

O AFD 2025 é uma realização do Correio, com patrocínio da Avon, Bracell e Neoenergia Coelba, apoio institucional da Prefeitura de Salvador e Sebrae, e apoio da Claro, Salvador Bahia Airport, Shopping Barra, Sotero Ambiental e Wilson Sons, em parceria com a Melissa.

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