Ex-domestica de 61 anos é aprovada em primeiro lugar em curso de ciências biológicas
Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos
Dados recentes revelam que outubro de 2024 ficou 1,65°C acima do nível pré-industrial; meses anteriores do ano também ultrapassaram a média
O mundo está próximo de vivenciar, pela primeira vez, um ano completo com a temperatura média global mais de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Saiba mais! 🔥🌡️
Essa marca crítica, de acordo com o Serviço de Mudança Climática do Copernicus (C3S), reforça os sinais de uma emergência climática. Dados recentes revelam que outubro de 2024 ficou 1,65°C acima do nível pré-industrial, representando o 15º mês em 16 consecutivos em que a temperatura média global ultrapassa 1,5°C além dos padrões históricos.
Desde junho de 2023, as temperaturas têm subido consistentemente, com exceção de julho, setembro e outubro de 2024, que não superaram o recorde histórico, embora agosto de 2024 tenha empatado com o mesmo mês de 2023. Cientistas destacam esses dados como um alerta sobre a gravidade das mudanças climáticas, cujas consequências se tornam cada vez mais tangíveis.
O mês de outubro de 2024, considerado o segundo outubro mais quente registrado globalmente, apresentou uma temperatura média do ar 0,80°C acima da média de 1991-2020. Segundo o C3S, essa variação é chamada de “anomalia de temperatura”, um desvio em relação a uma média histórica que evidencia a intensificação do aquecimento global. Esse aumento contínuo na temperatura global, especialmente quando medido em relação ao período pré-industrial, aponta para a necessidade urgente de medidas mais eficazes no combate às emissões de gases de efeito estufa.
O último ano, entre novembro de 2023 e outubro de 2024, registrou uma média global de temperatura 1,62°C acima dos níveis pré-industriais, reforçando o alerta de cientistas e autoridades. A constância com que esses recordes vêm sendo quebrados expõe um cenário crítico e sinaliza que, sem ações globais imediatas e coordenadas, o impacto das mudanças climáticas sobre ecossistemas, populações e economias será cada vez mais severo.
Redação do Africanize
Valdina Ferreira de Paiva foi aprovada em primeiro lugar entre as vagas destinadas para candidatos acima de 60 anos
Casal anunciou que estão noivos no mesmo evento em que se conheceram, em 2022
Dançarina conta que a cantora estadunidense chegou a abençoar o novo filho das duas