Publicidade
Zezé Motta celebra protagonismo na publicidade e vitória no Cannes Lions aos 80 anos
Campanha do Grupo Boticário com a atriz vence prêmio internacional e reforça o papel de mulheres negras na transformação da comunicação.

Aos 80 anos, Zezé Motta segue sendo uma potência no debate sobre representatividade, desta vez, no campo da publicidade. A atriz comemorou em suas redes sociais a vitória da campanha “Research My Body”, criada pelo Grupo Boticário, que conquistou bronze na categoria Glass: The Lion for Change no Festival Cannes Lions, o mais prestigiado da publicidade mundial.
“Estou feliz. Depois de idosa passei a fazer propaganda. Finalmente descobriram que nós, negros, vendemos sim”, escreveu Zezé ao celebrar a conquista. A atriz é a protagonista da peça audiovisual lançada no Dia Internacional da Mulher, que marcou também o lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher, uma iniciativa pioneira dedicada a estudos sobre o corpo feminino.
No filme, Zezé aparece realizando exames de imagem, metáfora visual que reforça o direito das mulheres a conhecerem e reivindicarem seus próprios corpos. A criação é parte do movimento #PesquiseMeuCorpo, com produção da Vetor Zero, e busca promover mudanças culturais profundas sobre gênero, envelhecimento e interseccionalidade.
Zezé também refletiu sobre a ausência histórica de pessoas negras em campanhas publicitárias. “Só na maturidade passei a receber convites para esse tipo de projeto”, destacou.
