Política
Trump comete gafe ao elogiar inglês do presidente da Libéria
Declaração do presidente dos EUA gerou críticas e virou piada nas redes sociais

Durante um encontro com líderes de cinco países africanos na Casa Branca nesta quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cometeu uma gafe ao elogiar o inglês do presidente da Libéria, Joseph Boakai — idioma que, ironicamente, é oficial no país africano.
“Que inglês bom. Isso é lindo. Onde você aprendeu a falar tão bem?”, afirmou Trump após o discurso de Boakai. Ao ouvir que o líder africano havia estudado na própria Libéria, o presidente americano ainda completou: “Tem gente nesta mesa que não fala nem de longe tão bem assim.”
A declaração repercutiu negativamente nas redes sociais e na imprensa americana. O Washington Post destacou o desconhecimento de Trump sobre a história da Libéria — país fundado no século 19 por ex-escravizados dos Estados Unidos. O inglês é falado amplamente no país desde sua fundação.
Nas redes, o episódio foi descrito como “vergonhoso” por internautas, que criticaram o comentário como mais um sinal da falta de preparo do presidente para lidar com diplomacia e diversidade cultural.