22 de agosto de 2025

Cultura

Red Bull Paranauê desembarca em Salvador em busca do melhor capoeirista do mundo

A competição acontece neste sábado, 23, reunindo mestres e talentos em celebração a cultura afro brasileira

• 22/08/2025
Thumbnail
Divulgação: Red Bull

O Pelourinho, coração histórico de Salvador, se prepara para receber novamente a energia e a ancestralidade da capoeira. Neste sábado, 23 de agosto de 2025, na Praça da Cruz Caída, acontece a 4ª edição do Red Bull Paranauê, considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. A competição reunirá atletas de diferentes localidades, estilos e vivências em uma celebração ancestral.

“Eu acredito que um dos grandes símbolos que a capoeira representa, é resistência..porque você imaginar uma manifestação de origem escrava, proibida, perseguida, sobreviver a isso tudo e virar referência de educação no mundo…eu tenho muito orgulho” – Mestre Sabiá

O Mestre curador do projeto, Mestre Sabiá, revelou a Africanize a responsabilidade de entregar um evento esportivo com um olhar voltado para o protagonismo à cultura preta, sem folclorizar, e dar continuidade ao legado de quem tanto fez pela Capoeira, principalmente se tratando de um evento na Bahia, onde surgiu como uma forma de resistência dos africanos escravizados.

“Aqui na Bahia, 80% da população é negra, 56% da população do Brasil é negra, mas as culturas de matrizes africanas são sempre vistas de uma forma folclórica, ou de uma forma muito rasa, muito superficial, sem trazer e sem fortalecer essas referências e esse espírito resiliente que ela tem.”

Divulgação: Red Bull

Evento Red Bull Paranauê

O evento reúne 16 capoeiristas de diferentes países, selecionados por sua excelência e versatilidade. Em formato eliminatório, os confrontos terão um detalhe especial: antes de cada roda, será sorteado o estilo de jogo, Angola, Regional ou Contemporâneo. A mãe de todas as Capoeiras, a Capoeira Angola, conhecida como a mais antiga, que só é denominada a capoeira Angola quando surge a Capoeira Regional, que vem com o surgimento e criação do Mestre Bimba. Posteriormente com a influência do mundo moderno, veio a Capoeira Contemporânea. Para o Mestre Sabiá, os três estilos de Capoeiras se encontram em um só:

“Todos os segmentos terminam sendo contemporâneos, porque é uma coisa atual, mas a capoeira contemporânea, já sofre influência tanto da capoeira de Angola, quanto da capoeira regional…preservando tradições”

Os atletas terão 40 segundos para mostrar habilidade e criatividade, em apresentações avaliadas por um júri composto por 3 grandes mestres, representando cada estilo da capoeira, sendo eles o Mestre Nenel, ele dá continuidade ao legado do Pai, mestre Bimba, com a Capoeira Regional, o Mestre Maurão, já linhagem da Capoeira Contemporânea, trazendo influências das duas capoeiras e Mestra Nani, é neta do Mestre João Pequeno, ela dá continuidade ao legado da Capoeira Angola.

“A gente teve muita preocupação de incluir todos os olhares, para que ninguém se sentisse excluído…essa luta contra a exclusão é gigantesca para todos nós”.

Premiação Red Bull Paranauê

Os 02 vencedores (01 categoria feminina e 01 categoria masculina) do Red Bull Paranauê, ganharão R$5.000,00 (cinco mil reais),, assim como uma vaga para a próxima edição do Red Bull Paranauê, sem precisar passar pelas seletivas.

Para o Mestre Sabiá o pódio é muito mais que uma cerimônia de premiação, é a oportunidade de resgatar o legado e abrir portas para uma nova geração.

“O pódio vira um palco, no pódio só daria um, geralmente ele (o campeão) comemora com os outros 16…e a vai ser o nosso porta-voz. Vamos nutrir ele porque agora você vai falar por todos nós, né? E quando você falar por todos nós, se lembrar daqueles que não estão aqui, se lembrar daqueles que vão vir e se lembrar da história de vocês todos…a sua vitória é minha vitória, independente se eu fiquei em primeiro, segundo, terceiro ou quarto”

Lembrando que a competição acontece na Praça da Cruz Caída, a partir das 13h, a entrada é gratuita e aberta ao público.

Divulgação: Red Bull
TAGS: