5 de fevereiro de 2025

Cultura

Primeira ópera criada por um compositor negro estreará oficialmente quase 140 anos depois

Estreia de "Morgiane" acontecerá em prestigiados locais em Washington, DC, Maryland e Nova York

• 05/02/2025
Thumbnail
Foto: Reprodução

A música clássica está prestes a ganhar um capítulo inédito com a estreia oficial da primeira ópera criada por um artista negro. Intitulada “Morgiane,” essa obra extraordinária foi criada por Edmond Dédé, um talentoso músico nascido em Nova Orleans em 1827. A partitura da ópera foi considerada perdida por muitos anos, até ser misteriosamente descoberta nos arquivos da Universidade de Harvard.

“Há essa história que contamos de que pessoas negras estão apenas agora se tornando parte da linha do tempo da música clássica,” disse Patrick Dupre Quigley, maestro da ópera. “E a realidade é que, nos Estados Unidos – na pessoa de Dédé – os negros [já] estavam participando da música clássica.”

Edmond Dédé, além de músico, era abolicionista, e enfrentou inúmeras barreiras devido à sua cor. Ele encontrou na composição uma forma de expressão, resistência e um meio de deixar um legado. A ópera “Morgiane” conta a história de uma jovem sequestrada e forçada a um noivado com um sultão, enquanto sua mãe desesperadamente tenta resgatá-la.

Foto: Reprodução

Déde era tão detalhista, que deixou sua operá exatamente como deveria ser dirigida, O manuscrito abrange dois volumes com mais de 500 páginas de notações para cada instrumento da orquestra. Patrick Dupre Quigley descreveu a obra de Dédé como “a ópera mais importante nunca ouvida”. Ou seja, até agora.

A estreia de “Morgiane” acontecerá em prestigiados locais em Washington, DC, Maryland e Nova York, proporcionando uma oportunidade única de celebrar o legado de Dédé e adicionar seu nome ao cânone dos compositores americanos.

TAGS: