• 03-12-2024

Sintomas começaram no final de setembro, após a criança voltar da escola em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de Enzo Gabriel de Oliveira dos Santos Nero, de 7 anos, ocorrida no dia 30 de outubro em Indaiatuba, no interior paulista. A suspeita é de que o menino tenha sido vítima de envenenamento, possivelmente por ingestão de chumbinho, um veneno para ratos. 

O caso, registrado pela Delegacia de Indaiatuba como "morte suspeita", mobiliza a família e autoridades.

Segundo boletins de ocorrência, o pai do menino, Henrique de Oliveira Dias, relatou que os primeiros sintomas começaram no final de setembro, quando Enzo, após voltar da escola em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, queixou-se de tonturas e dores de cabeça. Mesmo debilitado, ele foi ao apartamento da avó, no mesmo prédio onde morava, para buscar pilhas, mas seu estado piorou, evoluindo para tremores e fraqueza. O pai então o levou ao hospital, onde o menino chegou a desmaiar.

A situação se agravou cerca de um mês depois, quando Enzo estava em Indaiatuba e foi internado no Hospital Augusto de Oliveira Camargo. Segundo o relato da tia materna, responsável pelo segundo boletim de ocorrência, a internação teria ocorrido sob suspeita de envenenamento. Em depoimento à polícia, ela relatou que soube do quadro do sobrinho já inconsciente. O hospital comunicou a morte da criança à família por volta das 17h do dia 30 de outubro.

 

Captura de tela 2024-11-07 115124
Kátia dos Santos Silva ao lado de seu neto, Enzo. (Foto: Arquivo Pessoal/Kátia dos Santos Silva)

A Delegacia de Indaiatuba conduz agora as investigações para esclarecer as circunstâncias do falecimento. A principal linha de apuração inclui a possível ingestão de chumbinho, substância altamente tóxica e proibida para uso doméstico.

Redação Africanize

Redação do Africanize