Afri News
Paciente xinga e recusa atendimento de enfermeiro negro em SP
Profissional da saúde relatou que o homem o xingou e que ainda disse que vai pedir a demissão dele à prefeitura. Após o ocorrido, o enfermeiro registrou um boletim de ocorrência
O enfermeiro Joelson Nascimento, que atua em um PA (Pronto Atendimento) de Araçariguama, interior de São Paulo, registrou um boletim de ocorrência contra um paciente por racismo e injúria racial. O paciente teria se recusado a ser atendido pelo funcionário por ele ser negro.
Ele se aproximou do paciente na manhã de sexta-feira (19), quando o homem se recusou a ser atendido por ele. Em um vídeo postado nas redes sociais, Nascimento diz que o paciente estava alterado e o agrediu verbalmente.
Joelson relatou que o paciente “Falou que se recusava a ser atendido por uma pessoa como ele. O homem, em uma cadeira de rodas e acompanhado por uma mulher, xingou e proferiu palavrões”.
Câmeras de segurança registraram o momento. Nas imagens, o homem aparece na sala de espera e já discutindo com o enfermeiro. Na sequência, ele entra em uma sala para atendimento. Contudo, pouco tempo depois ele sai acompanhado da mulher e continua a xingar o enfermeiro.
Enfermeiro denuncia paciente após ser vitima de injuria racial.
— Africanize (@africanize_) April 22, 2024
“Ele falou que não queria ser atendido por mim, que eu não tinha capacidade e nem competência para atendê-lo pelo fato de eu ser negro”pic.twitter.com/E1zdD6YGRr
O paciente queria a demissão do enfermeiro. Ainda segundo Nascimento, o homem quis agredi-lo e disse que iria até a prefeitura para pedir sua demissão.
A Prefeitura emitiu nota repudiando o episódio e disse que o caso é desumano e completamente inaceitável.