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Natura lança linha inédita para peles pretas e pardas e celebra ancestralidade em campanha com Iza
Com protagonismo de mulheres negras e fragrância desenvolvida após imersão olfativa e cultural em Salvador, marca aposta em cuidado, bem-estar e representatividade para transformar a indústria da beleza.

Em um mercado historicamente marcado pela exclusão e invisibilização de pessoas negras, a Natura dá um passo à frente ao lançar a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, pensada especialmente para atender as necessidades reais das peles pretas e pardas. Mais do que um novo produto, a iniciativa representa uma mudança estrutural, fruto da escuta, pesquisa e valorização de saberes que partem da própria comunidade negra.
A campanha da linha, estrelada por Iza, tem como trilha uma nova versão de Sorriso Negro, clássico de Dona Ivone Lara, e aposta em ações digitais, culturais e presenciais que colocam mulheres negras no centro da narrativa. Para o desenvolvimento da linha, a Natura conduziu o Projeto Dandara, ouvindo mais de mil mulheres negras em fases qualitativas e quantitativas. O estudo revelou dados potentes, mas também dolorosos: apesar de representarem 28,5% da população brasileira — mais de 60 milhões de pessoas, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) —, ainda faltam produtos específicos, pesquisas e representação real no setor da beleza.
Testada em mais de 120 tons de pele, a nova linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju nasce para romper com a ausência histórica de produtos pensados para peles negras, com fórmulas que respeitam e celebram a diversidade de tons e texturas da nossa pele. Mas o cuidado com esse lançamento vai muito além da prateleira.
O pontapé inicial aconteceu em Salvador, através de uma imersão potente com influenciadoras de diferentes regiões do Brasil.
A viagem foi marcada por vivências culturais, rituais sensoriais e um show da cantora Liniker, com sua CAJU Tour, que contou com patrocínio Natura. Além disso, ocorreu um evento de lançamento, também na capital baiana com a presença de diversos influenciadores e jornalistas de Salvador, além das atrizes Sheron Menezzes e Érika Januza.
A campanha contou com o suporte estratégico de consultorias como Indique Uma Preta, Black Influence e Digital Favela, garantindo que cada etapa fosse conduzida com responsabilidade, escuta e pertencimento.
Já a imersão ancestral em Salvador, foi idealizada e realizada pela HUSTLERS.BR, agência de live marketing, estratégia digital e eventos corporativos liderada por Ramon Prado e Haynabian Amarante, profissionais pretos com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação. Com uma equipe majoritariamente formada por mulheres negras e residentes da capital baiana, a press trip foi pensada em cada detalhe para honrar a potência da cidade, da fragrância e das mulheres que protagonizam essa campanha.

Além disso tudo para ficar mais especial ainda, a fragrância da linha foi criada por Jerry Padoly, um perfumista negro da indústria da beleza, trazendo notas de frutas tropicais e um fundo floral intenso. Jerry mergulhou na cultura afro-brasileira para criar uma composição olfativa que carrega memória, afeto e presença.
“Essa viagem me reconectou com minhas raízes, valores e propósito”, conta.
E a gente sente: esse cheiro é território.
A linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju é composta por uma rotina completa de cuidados corporais, que inclui:
- Creme Desodorante Nutrição Radiante (400 ml): hidrata profundamente até as camadas mais profundas, uniformiza o tom e realça o brilho da pele.

- Esfoliante Nutritivo: renova a pele com micropartículas de semente de damasco, previne a formação de pelos encravados e remove células mortas com suavidade.

- Geleia Iluminadora: ilumina instantaneamente com partículas acobreadas, garantindo viço e brilho elegante para todos os tons de peles pretas e pardas.

- Manteiga Uniformizadora de Tom: hidrata, ilumina e ajuda a uniformizar áreas como axilas, virilhas, cotovelos e joelhos — com ação antioxidante e textura amanteigada.

- Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador: hidratação intensa por até 72 horas, uniformização da textura da pele e redução da aparência de estrias, com acabamento radiante.

Com ativos como niacinamida, pantenol, óleo de gergelim e vitamina E, os produtos entregam esfoliação nutritiva, uniformização de tom, nutrição profunda, brilho e radiância, atendendo às principais dores apontadas pelas consumidoras na pesquisa.
“A gente não está falando só de beleza, mas de autoestima, memória e futuro. Ver mulheres negras sendo ouvidas, estudadas e representadas nesse nível é um marco”, diz uma das participantes da experiência.
A linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju já está disponível e a campanha segue ganhando espaço em festivais e pelas ruas de São Paulo, Rio, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país. É o tipo de iniciativa que inspira, hidrata e transforma. E que a gente quer ver cada vez mais.