• 03-12-2024

O Museu da Cultura Hip Hop RS, o primeiro da América Latina, e a Alvo Cultural acabam de anunciar o lançamento da primeira edição do seu Programa de Formação.

O programa,  financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela  Petrobras , oferecerá  gratuitamente cinco cursos que abordam os elementos do hip hop:  MC, DJ, breaking, graffiti e conhecimento .  

 

Um total de 570 alunos participarão das oficinas, que terão 24 horas-aula cada. Os alunos foram selecionados através de um formulário de inscrição disponibilizado nas redes sociais do Museu da Cultura Hip Hop RS. Além disso, os oficineiros realizaram uma busca nas escolas públicas dos bairros Rubem Berta e Vila Ipiranga, zonas periféricas próximas ao Museu, facilitando assim o acesso dos selecionados aos cursos.  

 

O Programa de Formação tem como prioridade atender estudantes em situação de vulnerabilidade social, negros e mulheres. Há também uma cota de suplentes para preencher as vagas em caso de desistência. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado.  

 

Rafa Rafuagi, fundador e coordenador de autogestão e sustentabilidade do Museu da Cultura Hip Hop RS, explica que a ideia do Programa de Formação é descentralizar os projetos e torná-los mais participativos, através de outras organizações do hip hop do estado. “Estamos inaugurando o que chamamos de ‘Gestão de Operação Compartilhada’. A Alvo será a primeira instituição a atuar como co-produtora de um projeto do Museu” , diz ele.  

 

Co-produzido pela Alvo Cultural e com patrocínio da Petrobras, o Programa de Formação visa ampliar a qualidade de vida na perspectiva da coletividade. É uma oportunidade para que os alunos desenvolvam temas importantes como fortalecimento da cidadania, autonomia responsável e construção de consciência pública, tendo como tema transversal a cultura hip hop.  

 

Oficinas do Programa de Formação  

 

Oficina de MC - ministrada por Nathy  

A oficina de MC tem o objetivo de aproximar a escrita do rap, da música e da periferia. A proposta é provocar as juventudes e despertar interesse na vida que os cercam, com um olhar poético, tanto em versos quanto em prosa rimada ou não. A oficina será um passeio pela história da música rap, contada e experimentada através desta linguagem. Como produto final, objetiva-se uma produção musical autoral, desde a composição literária, bem como aprofundamento na produção musical.  

 

Oficina de DJ - ministrada por DJ Mosquito  

A oficina de DJ busca gerar oportunidade para quem quer aprender a tocar como hobby ou se lançar no mercado. Os alunos aprenderão sobre a utilização de equipamentos, técnicas de mixagem, além de conhecer a diferença entre as versões de músicas e mídias utilizadas pelos DJs. Também serão dadas orientações sobre como se comportar no mercado da música, abordando temas como ética, postura e público.  

 

Oficina de Graffiti  

A oficina de Graffiti visa aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre a arte do grafite na ótica da Cultura Hip Hop, transformando em arte o cotidiano que estão inseridos. Os participantes irão conhecer um pouco da história do grafite, seus diferentes estilos e técnicas, suas principais características, seus principais representantes a nível local, estadual, nacional e internacional, além de vivenciarem a grafitagem na prática, desde a criação do esboço no papel até a sua aplicação na parede.  

 

Oficina de Breaking - ministrada por Deaf  

A oficina de dança Breaking traz o conhecimento na prática sobre a dança que deu origem às danças relacionadas ao Hip Hop, e abordará fundamentos da dança como: Top Rock, Drop, Foot Work Freezes, Power Moves e Stance. A oficina abrirá espaço para debates como a profissionalização do Breaking, que também é modalidade olímpica, com estreia marcada para 2024 em Paris, na França.  

 

Oficina de Conhecimento - ministrada por Jean Andrade  

A oficina de Conhecimento ainda está em fase de planejamento. Mais detalhes serão divulgados em breve.  

 

As oficinas terão início no dia 12 de junho e se estenderão até o dia 3 de agosto. As aulas ocorrerão todas as quartas, quintas e sextas-feiras, com duas turmas por dia, uma das 9h às 12h e outra das 14h às 17h. Cada turma terá 20 alunos, totalizando 120 alunos por oficina. Ao todo, serão formados 570 alunos ao longo do programa.  

 

Com a realização deste Programa de Formação, o Museu da Cultura Hip Hop RS e a Alvo Cultural reafirmam seu compromisso com a promoção da cultura hip hop e a formação de novos talentos no estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa é um marco importante para a cultura hip hop na América Latina e promete ser um grande sucesso.  

Redação Africanize

Redação do Africanize