Cultura
Mulheres negras criam projeto de treino coletivo que mistura hip hop e acolhimento feminino
Projeto reúne mulheres ao som de Rihanna, Beyoncé e hip hop, rompendo com padrões do fitness e promovendo saúde como experiência coletiva

Num domingo em São Paulo, o que parece ser uma pista de dança se transforma em um espaço de autocuidado coletivo. Ao som de Rihanna, Beyoncé e batidas de hip hop, mais de cem mulheres se reúnem para agachar, suar e se fortalecer juntas. Mas ali não há espelhos, padrões estéticos ou cobrança de performance, há identidade, afeto e propósito.
Essa é a proposta do Hip Hop Workout Collective, projeto idealizado por Juliana Oliveira, personal trainer e boxeadora, e cofundado com Caroline Araújo e Juliane Silva, todas mulheres negras que transformaram o treino funcional em um ato de celebração do corpo e da cultura preta.

Com ingressos esgotados desde a primeira edição em abril, o evento já se tornou mensal e, em julho, dobrou de frequência. Na edição do último domingo (27), a Africanize marcou presença, representada pela fundadora, Wanessa Fernandes.

A proposta é simples, mas poderosa: um treino funcional ritmado, guiado por três educadoras físicas pretas, com foco em mulheres que não se sentem acolhidas nas academias tradicionais. A HHWC é uma experiência sensorial. Tem DJ ao vivo, brindes, looks em tons terrosos e uma energia que mistura autocuidado, espiritualidade e festa.