Afri News
Morre Sam Nujoma, líder da luta pela independência da Namíbia, aos 95 anos
Líder ativista foi o primeiro presidente do país, após fim do domínio sul-africano na região

Sam Nujoma, líder histórico da luta pela independência da Namíbia e primeiro presidente do país, morreu aos 95 anos. A morte foi anunciada neste domingo (11) pelo atual presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, que informou que Nujoma faleceu na noite de sábado após ser hospitalizado na capital Windhoek.
Figura central na luta contra o domínio sul-africano, Nujoma foi um dos principais articuladores da independência da Namíbia em 1990, encerrando um período de apartheid imposto pelo regime da África do Sul. Ele governou o país por 15 anos, promovendo a democracia e a estabilidade após um longo domínio colonial da Alemanha e uma guerra de libertação.
Antes da independência, a Namíbia era considerada como uma quinta província da África do Sul, onde pessoas negras sofriam pelo mesmo apartheid do país sul-africano.
Nujoma foi um dos últimos representantes de uma geração de líderes africanos que conduziram seus países à autonomia, ao lado de figuras como Nelson Mandela (África do Sul), Robert Mugabe (Zimbábue), Kenneth Kaunda (Zâmbia) e Samora Machel (Moçambique).