Política
John Mahama, ex-presidente de Gana, retorna ao poder após vitória eleitoral no país
Novo presidente eleito disputou contra Mahamudu Bawumia; anúncio foi feito no último domingo (8)
O ex-presidente de Gana, John Dramani Mahama, retomou o poder no país da África Ocidental após vencer as eleições presidenciais. O vice-presidente Mahamudu Bawumia, principal rival na disputa, admitiu a derrota no domingo (8), antes mesmo do anúncio oficial pela Comissão Eleitoral.
A vitória de Mahama, que já governou entre 2012 e 2016, ocorre em um cenário de insatisfação popular, marcado por dificuldades econômicas, alta inflação e desvalorização da moeda local.
O ex-presidente construiu sua campanha retratando Bawumia como o responsável pela continuidade das políticas que, segundo ele, agravaram a crise econômica no país.
Nas redes sociais, Mahama anunciou que havia recebido uma ligação do vice-presidente após as eleições no país. “Esta manhã, recebi uma ligação de felicitações do meu irmão, Dr. Bawumia, após minha vitória enfática nas eleições de sábado. Obrigado, Gana”, declarou Mahama.
I have, this morning, received a congratulatory call from my brother Dr @MBawumia, following my emphatic victory in Saturday’s election.
— John Dramani Mahama (@JDMahama) December 8, 2024
Thank you, Ghana.
Gana, que é o maior produtor de ouro da África e o segundo maior produtor mundial de cacau, enfrenta a pior crise econômica em uma geração. Em 2023, o país precisou de um resgate financeiro de US$ 3 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI) após não conseguir honrar grande parte de sua dívida externa.
Em coletiva de imprensa realizada em sua residência, Bawumia justificou a decisão de reconhecer a derrota antes do anúncio oficial como uma medida para evitar tensões e preservar a estabilidade nacional. “É importante que a comunidade mundial de investidores continue a acreditar no caráter pacífico e democrático de Gana”, afirmou o vice-presidente.
Apoiadores do partido Congresso Democrático Nacional (NDC) de Mahama tomaram as ruas da capital Acra para comemorar a vitória. No entanto, alguns centros eleitorais relataram confrontos durante a apuração.