Política
Joe Biden nomeia 40 mulheres negras juízas para o judiciário federal dos Estados Unidos
Número ultrapassou a quantidade de nomeção de ex-presidentes como Barack Obama e Donald Trump
Nas semanas finais de sua presidência, Joe Biden alcançou um marco significativo ao nomear 40 juízas negras para o judiciário federal, de acordo com dados da The Leadership Conference on Civil and Human Rights. Esse número é parte de um total de 62 juízes negros nomeados por Biden ao longo de seu mandato.
Uma das indicações mais marcantes foi a da juíza Ketanji Brown Jackson, que, em 2022, se tornou a primeira mulher negra a integrar a Suprema Corte dos Estados Unidos. A nomeação reforçou o compromisso do presidente com a diversificação do sistema judicial.
Para efeito de comparação, o ex-presidente Barack Obama nomeou 26 juízes negros durante seus dois mandatos, enquanto Donald Trump, durante seu primeiro mandato, nomeou duas mulheres negras para o judiciário federal.
O contexto judicial também é marcado por um debate no Congresso sobre a expansão do número de juízes federais. Apesar de o Senado ter aprovado por unanimidade uma legislação para adicionar 66 novos cargos no início deste ano, a proposta permanece estagnada na Câmara dos Representantes, controlada pelo Partido Republicano.