15 de setembro de 2025

Moda

Isa Silva leva moda brasileira a Paris no evento “Ecos da Brasilidade”

Estilista celebra 10 anos de marca com desfile inspirado nos Adinkras e reforça a presença preta e trans na capital mundial da moda

• 11/09/2025
Thumbnail
Reprodução: Jordan Vilas/ Vogue Brasil | Isa Silva

Na noite desta quarta-feira (10) Paris foi palco de um momento histórico, a estilista brasileira Isa Silva apresentou pela primeira vez sua coleção na capital mundial da moda, durante o eventoEcos da Brasilidade’. A iniciativa propõe uma imersão artística e sensorial em que as raízes brasileiras ganham novas formas de expressão no coração da Europa.

A estreia internacional de Isa marca também os 10 anos de sua marca, que recentemente passou por um rebranding e adotou o nome Isa Silva (IS), em parceria com o Colletivo Dessign. Para essa fase, a criadora apresentou sua coleção primavera/verão 2025 inspirada nos Adinkras, símbolos gráficos do povo Ashanti, de Gana, que traduzem valores culturais, provérbios e filosofia ancestral.

“Depois de ter desfilado em Nova Iorque, apresentar agora minha coleção em Paris, em um hotel tão icônico, é muito simbólico para mim. Chegar até aqui, enfrentando tantos obstáculos sem desistir, representa uma conquista imensa, não apenas pessoal, mas também coletiva. É a vitória de uma mulher trans, negra e nordestina que insiste em ocupar espaços que por muito tempo nos foram negados”, celebrou Isa.

Reprodução: Jordan Vilas/ Vogue Brasil | Isa Silva

Idealizado por Pamela Ferreira, ao lado do jornalista Guilherme Pichonelli, da especialista cultural Aline Pimentel e do estrategista de marketing Leonardo Pichonelli, o Ecos da Brasilidade ocupa o histórico Hotel Regina Louvre, reunindo performances, discursos e experiências que traduzem um Brasil vivo, plural e em movimento.

O evento também contou com presenças de peso que ampliam a mensagem de diversidade e inclusão: as atrizes Deborah Secco, Fabiana Karla e Cris Vianna, além da empresária e ativista Luiza Brunet, atuam como embaixadoras do projeto. A cerimônia de abertura contará ainda com autoridades brasileiras e francesas, e a atriz Maria Fernanda Cândido como convidada de honra.

Toda a ambientação leva a assinatura de Daniel Virgínio (Cafofo do Dani), pesquisador e comunicador que ressignifica a casa brasileira como espaço de sentimento, identidade e expressão, conectando moda, arte e bem-estar.

Com ancestralidade africana e identidade brasileira em diálogo com Paris, a coleção de Isa Silva no Ecos da Brasilidade é mais que um desfile: é a celebração de uma trajetória de resistência que ocupa o centro da moda global.

TAGS: