25 de outubro de 2025

Festivais e Shows

Irma retorna ao Brasil com nova turnê “You and My Guitar” em nove capitais

A cantora franco-camaronesa volta ao país com uma série de apresentações intimistas que unem simplicidade, ancestralidade e emoção.

• 24/10/2025
Thumbnail
Reprodução: Inès | @irmasongs

A cantora e compositora Irma, uma das vozes mais sensíveis e autênticas da música internacional, está de volta ao Brasil. Depois de uma passagem arrebatadora no início do ano, com 13 shows esgotados, a artista franco-camaronesa retorna com uma nova etapa da turnê “You and My Guitar”, que acontece entre novembro e dezembro, passando por nove cidades brasileiras entre elas, Brasília, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba.

Multipremiada e dona de discos de platina, Irma construiu sua carreira com melodias comoventes, letras introspectivas e performances de presença espiritual. Em cena, ela aparece sozinha: apenas voz, violão, uma stomp box e alguns elementos eletrônicos disparados ao vivo. Essa escolha minimalista se transforma em grandeza um show que convida o público à introspecção e à escuta emocional.

O repertório da turnê passeia por diferentes fases da trajetória da artista, mesclando sucessos autorais como “Letter to the Lord”, “Sunrise” e “Rolling Stone”, com releituras de clássicos internacionais e brasileiros. Entre elas, “How Deep Is Your Love” (Bee Gees), “Thriller” (Michael Jackson), “Ainda Lembro” (Marisa Monte e Nando Reis) e “Domingo” (Caetano Veloso, eternizada por Maria Bethânia).

“Estou muito feliz em voltar ao Brasil. No início deste ano, tive o privilégio de fazer 13 apresentações esgotadas em seis cidades incríveis, e o carinho e a energia do público brasileiro ficaram comigo desde então. Esse show é muito especial para mim. Sou apenas eu, meu violão e uma stomp box. Tudo ao vivo, tudo cru”, conta Irma.

A relação da cantora com o Brasil é antiga e profunda. Desde pequena, ela se encantava com a música brasileira. Chegou a chorar quando a França venceu a Copa do Mundo de 1998, apenas por ser fã da seleção brasileira. Em 2024, quando desembarcou no país pela primeira vez, descreveu o momento como um reencontro: “Não era tristeza, era como se eu estivesse voltando a um lugar que já conhecia”, relembra.

Durante as passagens anteriores por Rio, São Paulo, Uberlândia, Goiânia e Curitiba, Irma fez questão de caminhar pelas cidades, conhecer pessoas e observar a vida cotidiana, experiência que a marcou pela semelhança entre o calor humano brasileiro e o de Douala, sua cidade natal em Camarões. A artista também notou as desigualdades sociais, que despertaram nela um desejo de retribuir. “Não se trata apenas de pedir às pessoas que venham ao show, mas também de dar algo em troca”, afirma.

Revelada ao mundo em 2008, quando seus vídeos acústicos viralizaram no YouTube, Irma se tornou uma das grandes representantes da nova diáspora africana na música global, com colaborações ao lado de Will.i.am e Céline Dion. Hoje, ela retorna ao Brasil para reafirmar o que sempre esteve presente em sua obra: a busca por conexão, pertencimento e verdade.

TAGS: