AFROPUNK Brasil confirma edição 2025 em Salvador com Jorja Smith como atração principal
Festival ainda trará as cantoras internacionais Doechii e Amaarae para uma edição em São Paulo em dezembro
Percussionista de Brasília toca no dia 25 de agosto, que marca um mês do Dia da Mulher Afro-Latino Americana e Caribenha;
Como resultado das estratégias de internacionalização da PretaHub, pelo quarto ano consecutivo o hub leva afroempreendedores ao Festival Petrônio Álvarez, na Colômbia. Para representar a moda e a cultura negra brasileira, estará presente a estilista Mônica Anjos. Ela fará um desfile da coleção Olhos D'Água que, inspirada na obra de Conceição Evaristo, promovendo um encontro emocionante entre moda e literatura.
O desfile acontece no sábado, dia 17/08, a partir das 19h, na Unidad Deportiva Alberto Galindo, em Cali, e também abre caminho para as marcas Afrotik com seus adornos e colares, as handbags de Andreia Brasis, os acessórios da Gabriella Santos e a estamparia do Junior Pakapim.
Em 2022, durante um intercâmbio de empreendedorismo, cultura e conhecimentos entre Festivais Negros da América Latina, o Festival Feira Preta foi à Colômbia para participar do Petrônio Álvarez, realizado em Cali, Colômbia. O envolvimento contou com cinco empreendedores que comercializam produtos de moda, acessórios e cosméticos, e venderam cerca de 100 mil reais. Além disso, participaram de atividades como desfile de modas, palestras e lançamento de livros. O evento também contou com a apresentação da Banda Ilê Ayê.
O intercâmbio permaneceu com a vinda da comitiva colombiana para o Brasil e mais de 30 integrantes participaram do Festival Feira Preta, evento de cultura negra, que aconteceu entre os dias 04 e 05 de dezembro de 2022, em São Paulo.
No ano de 2023 os empreendedores selecionados também foram atuantes da área de moda, sendo eles: Pretapretin Moda Casa , Chinua Acessórios e Moda Casa , Atelier Camila Loren , Santa Thereza Design e Mayden Moda . Além disso, também esteve presente um estande de empreendimentos brasileiros e um painel chamado Festivales de Cultura negra: identidad, creatividad y empoderamiento económico com Daniel Manjarrés, Assessor de Relações Institucionais da PretaHub/Festival Feira Preta, Flip Couto, Diretor Criativo da Festa Amem, Jaqueline Fernandes, Diretora do Festival Latinidades, e Ana Copete, Diretora do Festival Petrônio Álvarez.
Redação do Africanize
Festival ainda trará as cantoras internacionais Doechii e Amaarae para uma edição em São Paulo em dezembro
Com performances de grandes nomes do rap, reggae, hip hop e forró, o festival no Canindé reforça a importância da música como ferramenta de transformação social e união entre os povos
O evento marca a celebração do Dia da Consciência Negra