Como a final mundial do Red Bull Dance Your Style conectou culturas em Mumbai
Campeonato de dança freestyle teve brasileiro Ryan Furia entre os dezesseis finalistas; veja um resumo de tudo que rolou!
A partir do dia 05 de agosto, o espetáculo inédito “Hora do Blec - Sonhos” estreia temporada às 16h no Teatro EcoVilla Ri Happy, localizado no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Com a mensagem principal de que toda criança merece sonhar e ser o que quiser, o espetáculo, com dramaturgia de Rafael Calça e direção de Orlando Caldeira, foi criado a partir do desenho original desenvolvido em 2020 por Yasmin Garcez e David Junior.
“Crescemos assistindo imagens dos mascotes das personagens da Disney, então por que não fazer com os nossos aqui do Brasil também? É uma representatividade que importa muito para todos. E, ainda assim, o público pode esperar muito ineditismo e amor! Estamos trazendo a revolução para o universo infantil com muito carinho”, salienta Yasmin, que desde a criação do projeto, viu os personagens serem usados em materiais de educação antirracista nas escolas e as canções alcançarem mais de 70 países através de seu lançamento nos streamings.
Com enfoque no protagonismo negro e no fortalecimento da autoestima de crianças negras, a montagem busca reparar a falta de representatividade nas manifestações culturais, especialmente aquelas voltadas à infância. Blec é um menino de nove anos, nascido em uma família estruturada e afetiva. Ele ativa seus superpoderes através do talismã que vive em sua cabeça, o pente garfo, que é um grande símbolo de culto à representatividade do cabelo afro. Quando Blec tira o pente garfo da cabeça, seu cabelo arma e forma o penteado que é conhecido como uma espécie de coroa, o famoso Black Power.
“Queremos ver o protagonismo negro em muitos outros projetos infantis, que não só o nosso, nutrindo a autoestima dos jovens e futuros adultos desse mundo. Todo adulto um dia foi criança, e nossa intenção é que essa criança interior em cada um seja influenciada pelo nosso projeto e contribua para um mundo melhor através de si e da educação de seus filhos. É preciso dar às crianças uma perspectiva de vida movida pelo amor antes da dor. Adiar a chegada do racismo na vida delas e contribuir ao máximo para que ele nunca chegue”, finaliza David Junior.
A temporada vai de 05 a 27 de agosto, aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos têm o valor de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada). O espetáculo acontece no Teatro EcoVilla Ri Happy, situado na Rua Jardim Botânico, 1008, dentro do Corredor Cultural.
Redação do Africanize
Campeonato de dança freestyle teve brasileiro Ryan Furia entre os dezesseis finalistas; veja um resumo de tudo que rolou!
Evento acontece com Tendal da Lapa com Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym entre as atrações musicais
Cidades recebem eventos culturais, educacionais e gastronômicas em celebração ao mês da Consciência Negra