• 24-11-2024

A partir do dia 05 de agosto, o espetáculo inédito “Hora do Blec - Sonhos” estreia temporada às 16h no Teatro EcoVilla Ri Happy, localizado no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com a mensagem principal de que toda criança merece sonhar e ser o que quiser, o espetáculo, com dramaturgia de Rafael Calça e direção de Orlando Caldeira, foi criado a partir do desenho original desenvolvido em 2020 por Yasmin Garcez e David Junior. 

 

“Crescemos assistindo imagens dos mascotes das personagens da Disney, então por que não fazer com os nossos aqui do Brasil também? É uma representatividade que importa muito para todos. E, ainda assim, o público pode esperar muito ineditismo e amor! Estamos trazendo a revolução para o universo infantil com muito carinho”, salienta Yasmin, que desde a criação do projeto, viu os personagens serem usados em materiais de educação antirracista nas escolas e as canções alcançarem mais de 70 países através de seu lançamento nos streamings. 

 

Com enfoque no protagonismo negro e no fortalecimento da autoestima de crianças negras, a montagem busca reparar a falta de representatividade nas manifestações culturais, especialmente aquelas voltadas à infância. Blec é um menino de nove anos, nascido em uma família estruturada e afetiva. Ele ativa seus superpoderes através do talismã que vive em sua cabeça, o pente garfo, que é um grande símbolo de culto à representatividade do cabelo afro. Quando Blec tira o pente garfo da cabeça, seu cabelo arma e forma o penteado que é conhecido como uma espécie de coroa, o famoso Black Power. 

 

“Queremos ver o protagonismo negro em muitos outros projetos infantis, que não só o nosso, nutrindo a autoestima dos jovens e futuros adultos desse mundo. Todo adulto um dia foi criança, e nossa intenção é que essa criança interior em cada um seja influenciada pelo nosso projeto e contribua para um mundo melhor através de si e da educação de seus filhos. É preciso dar às crianças uma perspectiva de vida movida pelo amor antes da dor. Adiar a chegada do racismo na vida delas e contribuir ao máximo para que ele nunca chegue”, finaliza David Junior. 

 

A temporada vai de 05 a 27 de agosto, aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos têm o valor de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada). O espetáculo acontece no Teatro EcoVilla Ri Happy, situado na Rua Jardim Botânico, 1008, dentro do Corredor Cultural. 

Redação Africanize

Redação do Africanize