• 05-10-2024

Quando se trata de moda no esporte, o basquete ocupa uma posição de destaque com um grande mercado consumidor, em especial a NBA, que é a maior liga de basquete do mundo e se destaca por todo o estilo que envolve o esporte que anda lado a lado com a moda, em uma troca de referências que enriquece a estética da NBA. Os tênis são um dos maiores exemplos de individualidade dentro de um conceito de moda nas quadras, o que faz com que sempre tenham novos modelos que se tornam símbolos de desejo e consumo.

A cultura dos calçados no basquete tem quase um século de história, com o All Star Chuck Taylor, que foi o tênis número um no esporte durante décadas, o Converse Pro Leather também foi um modelo que surgiu nos anos 70 e teve uma significância expressiva na NBA pelo design e tecnologia, até o lançamento do Air Jordan, que teve um impacto imensurável para moda e o esporte, mudando todo o segmento nas décadas seguintes. Ao longo dos anos 2000 jogadores de destaque na liga como Allen Iverson e Shaquille O’Neal tiveram seus próprios modelos e linhas de tênis junto às grandes marcas, jogadores como Kobe Bryant e Lebron James marcam pela extensa linha de produtos que levam seus nomes, com modelos de extremo sucesso ao longo dos anos.

A junção entre a NBA e o mercado da moda, sobretudo com a cultura sneakerhead fazem uma combinação comercial e criativa de sucesso, onde mesmo quem não é fã do esporte acaba se interessando por conta das criações e dos novos modelos que estão diretamente ligados a imagem dos atletas, o que a décadas atrás era algo que se limitava as principais estrelas da liga, onde apenas os protagonistas tinham seus próprios modelos personalizados, se tornou algo mais popular no decorrer dos anos entre os jogadores da NBA, até os novatos que são recrutados das universidades assinam contratos onde possuem seus próprios modelos e com um movimento que vem crescendo de personalização, cada jogador coloca suas ideias nos tênis.

Uma parte da grande popularização da NBA fora dos Estados Unidos, além do espetáculo do jogo que é o principal atrativo, se deve por conta da imagem que é criada em torno do jogo, das franquias e dos atletas que são os protagonistas. Desde quando a NBA foi criada, o All Star Chuck Taylor estava presente nos pés dos jogadores, essa cultura dos sneakers presente na liga, está enraizada desde sua criação e a cada ano se torna maior e mais expressiva, com modelos mais criativos, tecnológicos e únicos que colaboram para o que é a NBA e o porquê que é uma das maiores ligas esportivas do mundo do ponto de vista esportivo e comercial.

William Cerqueira

Formado em negócios da moda e atleta de atletismo, vive intensamente o mundo do esporte e da moda a anos, sempre buscando referências entre a moda, o esporte e a cultura.