Educação
História afro nas escolas é caminho para reduzir preconceitos, defendem mestres
Educadores destacam importância do ensino da cultura africana e afro-brasileira desde cedo

A presença da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar tem sido apontada por mestres da educação popular como um dos caminhos mais eficazes para reduzir o preconceito racial e fortalecer a construção de uma sociedade mais justa.
De acordo com educadores ouvidos pela Agência Brasil, o desconhecimento sobre as contribuições africanas e afro-brasileiras para a formação do país alimenta estereótipos e atitudes discriminatórias. Para eles, oferecer esse conteúdo desde as séries iniciais ajuda a ampliar o entendimento dos alunos sobre diversidade e identidade.
Ao mesmo tempo em que promove respeito e pertencimento entre estudantes negros, o ensino da história afro também contribui para que todos compreendam a centralidade da cultura negra na formação social, política e cultural do Brasil.

Embora pesquisas ainda não tenham dimensionado de forma quantitativa o impacto direto desse ensino na redução do preconceito, a percepção entre os mestres é clara: conhecimento é ferramenta contra a intolerância. Ao apresentar heranças, lutas e legados africanos e afro-brasileiros, a escola cumpre um papel essencial na formação cidadã e na construção de futuros mais inclusivos.