14 de novembro de 2025

Beleza

Grupo L’Oréal Brasil transforma beleza em ferramenta de conexão no Batekoo Festival 2025

Cancelado anteriormente por patrocino, um dos maiores festivais de território de cultura preta e da comunidade LGBTQIPN+ do Brasil retorna a São Paulo neste fim de semana

Cibele Almeida | 14/11/2025
Thumbnail
- Crédito: Marcos Bacon / DEUZEBRAA

O Grupo L’Oréal no Brasil chega ao Batekoo Festival 2025 com uma proposta que reflete mais atitude do que presença de marca: exaltar o Brasil em sua essência e reafirmar o compromisso com a diversidade que move o país. Ao lado de Niely Gold, marca 100% brasileira, o grupo apresenta um espaço de conexão, recarga e autocuidado, onde beleza e pertencimento se encontram.

Imagem/Reprodução: @nielybr

Uma ativação, na verdade um ponto de encontro simbólico entre corpo, ritmo e identidade. O festival, que acontece no dia 15 de novembro em São Paulo, celebra sua retomada com 12 horas de programação e mais de 20 atrações, reunindo expressões de arte, música, afeto e existência. E é nesse palco que o Grupo L’Oréal reforça uma mensagem clara: a beleza brasileira é múltipla, preta, periférica e diversa, e merece ser celebrada com a mesma intensidade com que o Batekoo faz o país dançar.

Um espaço de beleza, energia e acolhimento

Com a missão de enaltecer a essência do Brasil e a força da beleza periférica, o espaço assinado por Grupo L´Oréal e Niely Gold foi pensado como um refúgio dentro da festa: um ponto de descanso e reconexão, onde o público poderá experimentar o novo produto da linha Niely Gold Reconstrução Potente, a Recarga de Queratina, reforçando o propósito da marca de cuidar dos fios com tecnologia e afeto.

No espaço assinado pelo Grupo L´Oréal e Niely Gold, o público encontra um respiro em meio à intensidade do festival. É um ponto de pausa e cuidado, onde dá para retocar a beleza e se reconectar consigo. A Recarga de Queratina aparece como experiência, mas também como convite: respirar, tocar e se enxergar. Entre conversas, produção de conteúdo ao vivo e trocas espontâneas, o espaço costura autocuidado e presença, porque beleza também acontece nesses pequenos intervalos de descanso.

A beleza, para o Grupo L’Oréal Brasil, é mais do que estética. É compromisso. Nos últimos anos, a companhia tem reforçado uma agenda sólida de diversidade racial e valorização da comunidade negra, conectando ciência, inovação, conteúdo e impacto social. O resultado é um conjunto de ações intencionais e contínuas, que vão muito além do discurso e reconfiguram o futuro da beleza no país.

Entre os destaques estão o Código AfroLuxo, o programa Beleza Mais Diversa, a iniciativa Dermatologia + Inclusiva, o coletivo interno AfroSoul e a atuação ativa no MOVER (Movimento pela Equidade Racial).
Cada um desses projetos reflete um olhar consistente sobre o papel que uma empresa global pode desempenhar ao transformar o mercado, não apenas pelo consumo, mas pela reparação histórica e inclusão estrutural.

“A transformação deve sempre acontecer de dentro para fora. Sendo a representatividade um ponto de partida, refletir o Brasil começando pelos times. A partir de times mais diversos, a gente transborda pro negócio, para produtos, comunicações, ecossistema e impacto social.”, — Eduardo Paiva, Diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal Brasil

Time do Grupo L’Oréal no Prêmio Sim à Igualdade Racial

A presença no Batekoo Festival 2025 se soma a uma trajetória de mais de 20 anos marcada por iniciativas que ajudam a moldar discussões e abrir caminhos. Entre elas, o apoio contínuo à Feira da Parada LGBT+, o reconhecimento no Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, na categoria Empregabilidade, destacando ações concretas em prol da inclusão racial, com foco na valorização de talentos negros e transformação do mercado.

“Essa premiação celebra uma trajetória e reforça nosso compromisso de criar belezas cada vez mais diversas, inclusivas e que acima de tudo representem o nosso Brasil, as nossas pessoas! Como maior companhia de beleza do mundo, temos a responsabilidade de liderar a transformação. Isso inclui a luta antirracista. Essa é uma transformação sistêmica, que começa dentro do Grupo L’Oréal, com equipes cada vez mais plurais que nos permitem transformar o negócio respirando a nossa diversidade.” relembrou Eduardo Paiva, Diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil.

Entre os programas de destaque está a criação do Programa AfroLuxo e do Código de Defesa do Consumidor Negro, além de parcerias com movimentos e festivais como Pacto das Pretas, Future In Black, WOW Festival, Powerlist e Trace Festival.

“Ao elaborar o Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro, partimos de um ponto já presente no próprio CDC: a lei brasileira diferencia consumidores quando identifica grupos cuja vulnerabilidade exige proteção especial.”, completa Dione Assis

Imagem/Reprodução: @dione_assis & @blacksistersinlaw

Entre as vozes que inspiram esse movimento está Márcia Silveira, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão para Marketing de Influência do Grupo L´Oréal no Brasil, o Beleza + Diversa se tornou referência no setor. Criado em 2022 e expandido em 2025, o programa tem como objetivo formar e acelerar criadores de conteúdo negros e pessoas com deficiência, em parceria com TikTok, YouPix e MOVER.

Com mais de 2 mil participantes capacitados, o projeto oferece mentorias, bolsas e oportunidades em campanhas de marcas como L’Oréal Paris, Garnier e Maybelline, gerando visibilidade e oportunidades reais no mercado digital.

“O programa “Beleza + Diversa” é um exemplo prático de oportunidades reais, ao impulsionar as carreiras de influenciadores negros, ampliando a representatividade no mercado e nas mídias. A pesquisa AfroBR, por exemplo, demonstrou a lacuna de inspiração para a população negra e o papel central dos criadores de conteúdo para preenchê-la, o que reforça a importância de darmos visibilidade a essas vozes.”, afirma Márcia

Grupo L’Oréal no Brasil celebra a primeira edição do Programa Beleza Mais Diversa com formatura de influenciadores negros

A presença do Grupo L’Oréal no Batekoo também dialoga com o compromisso do grupo em transformar ciência em impacto social. Para o Dr. Cauê Cedar, médico, dermatologista e pesquisador dedicado à saúde da população negra e LGBTQIA+, destaca como a ciência construída com responsabilidade transforma diretamente a forma como marcas como o Grupo L’Oréal se comunicam e desenvolvem produtos no Brasil.

“Esse conhecimento especializado gera impacto direto na forma como a marca constrói suas narrativas. Quando profissionais comprometidos produzem ciência que reconhece a diversidade de texturas, fototipos, padrões de resposta cutânea e vivências estéticas, o resultado transparece em campanhas mais verdadeiras, produtos mais assertivos e discursos que dialogam com realidades plurais.”

Ao levar essa visão científica para dentro da cultura, o Grupo L’Oréal mostra que inclusão não é apenas comunicação, é metodologia, pesquisa, investimento e responsabilidade.

Na linha de frente da L’Oréal Professionnel, Vivi Siqueira é embaixadora da marca e a única mulher negra entre os representantes oficiais da linha no Brasil. Cabeleireira e empresária, Vivi é símbolo de representatividade e inspiração no setor da beleza profissional.

“Eu sinto um misto de ações e emoções. Eu sempre me dediquei muito, virei noites trabalhando em busca de um lugar ao sol, em busca de cravar minha marca. E tudo sem garantia nenhuma, minha única garantia sou eu. Anos atrás eu sabia onde eu queria chegar tendo a certeza que não conseguiria, somente se fosse sorte. E eu estava enganada, foi esforço. As alianças ajudam muito como ser embaixadora de L’Oréal Professionnel.” conta Vivi Siqueira

Sua presença consolida um avanço importante: a valorização da estética negra como parte central da identidade brasileira.

Com 22 marcas comprometidas com a diversidade, o Grupo L’Oréal no Brasil reafirma no Batekoo Festival 2025 o seu propósito global de “Criar a Beleza que Move o Mundo. A filosofia que une inovação, representatividade e impacto positivo ,mostrando que a beleza pode e deve ser uma ferramenta de transformação social.

Para Eduardo Paiva, Diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil, o Batekoo é mais do que uma presença institucional , é um posicionamento.

A edição de 2025 consolida o Batekoo como um evento que não só celebra, mas traduz o país a partir de um olhar afro-brasileiro, em sua expressão mais direta, potente e verdadeira. Com INGRESSOS ESGOTADOS e uma das programações mais amplas da sua história: mais de 12 horas de música e 2 palcos.A festa acontece no Sonora Garden (Canindé – São Paulo), com abertura dos portões às 18h.

Os palcos refletem a amplitude do Brasil contemporâneo:

  • INNER CIRCLE: o melhor da música brasileira em seus variados gêneros
  • NUITS SONORES & SHOTGUN: a potência da música eletrônica em suas muitas vertentes

Confira a programação completa:

No encontro entre o som do Batekoo e a energia da Niely Gold, o Brasil encontra sua própria definição de luxo: autenticidade, pluralidade e orgulho de ser quem se é. Em um dos principais movimentos de celebração e resistência da juventude preta e LGBTQIAPN+ no país.

TAGS:
AUTOR:
Cibele Almeida