19 de agosto de 2025

Tecnologia

Google remove Mês da História Negra da lista de eventos do Google Agenda

Exclusão de eventos na plataforma foi feita em 2024, durante as eleições dos EUA

• 13/02/2025
Thumbnail
Foto: Bloomberg

O Google retirou eventos culturais como o Mês da História Negra, o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e o Mês da História das Mulheres da lista de feriados e comemorações nacionais padrão exibidos no Google Agenda.

A mudança, implementada em 2024, também afetou datas como o Dia da Memória do Holocausto, o Mês Nacional da Herança Hispânica e o Mês dos Povos Indígenas, mas só agora começou a ser amplamente notada.

A empresa justificou a decisão afirmando que manter manualmente centenas de eventos culturais em escala global não seria “escalável nem sustentável”. Em comunicado à Associated Press, o Google explicou que, desde 2024, passou a exibir apenas feriados e datas fornecidas pelo site timeanddate.com, deixando que os usuários adicionem manualmente outros eventos importantes.

A mudança ocorre em um momento em que empresas de tecnologia estão reavaliando ou reduzindo investimentos em políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

Em nota, o Google afirmou que a mudança ocorreu por conta da dificuldade de incluir eventos e feriados de diferentes países ao redor do mundo, mantendo datas comemorativas nacionais em uma plataforma mais específica. Veja a nota completa na íntegra:

Por mais de uma década trabalhamos com o site timeanddate.com para exibir feriados públicos e datas comemorativas nacionais no Google Agenda. Há alguns anos, a equipe do Google Agenda começou a adicionar manualmente um conjunto mais amplo de momentos culturais em um grande número de países ao redor do mundo. Recebemos feedbacks de que alguns eventos e países estavam faltando. Manter centenas de momentos de forma manual e consistente em nível global não era escalável nem sustentável. Por isso, em meados de 2024, voltamos a exibir apenas feriados públicos e datas comemorativas nacionais do timeanddate.com globalmente, enquanto permitimos que os usuários adicionem manualmente outros momentos importantes.

TAGS: