Tecnologia
Google remove Mês da História Negra da lista de eventos do Google Agenda
Exclusão de eventos na plataforma foi feita em 2024, durante as eleições dos EUA

O Google retirou eventos culturais como o Mês da História Negra, o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e o Mês da História das Mulheres da lista de feriados e comemorações nacionais padrão exibidos no Google Agenda.
A mudança, implementada em 2024, também afetou datas como o Dia da Memória do Holocausto, o Mês Nacional da Herança Hispânica e o Mês dos Povos Indígenas, mas só agora começou a ser amplamente notada.
A empresa justificou a decisão afirmando que manter manualmente centenas de eventos culturais em escala global não seria “escalável nem sustentável”. Em comunicado à Associated Press, o Google explicou que, desde 2024, passou a exibir apenas feriados e datas fornecidas pelo site timeanddate.com, deixando que os usuários adicionem manualmente outros eventos importantes.
A mudança ocorre em um momento em que empresas de tecnologia estão reavaliando ou reduzindo investimentos em políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
Em nota, o Google afirmou que a mudança ocorreu por conta da dificuldade de incluir eventos e feriados de diferentes países ao redor do mundo, mantendo datas comemorativas nacionais em uma plataforma mais específica. Veja a nota completa na íntegra:
Por mais de uma década trabalhamos com o site timeanddate.com para exibir feriados públicos e datas comemorativas nacionais no Google Agenda. Há alguns anos, a equipe do Google Agenda começou a adicionar manualmente um conjunto mais amplo de momentos culturais em um grande número de países ao redor do mundo. Recebemos feedbacks de que alguns eventos e países estavam faltando. Manter centenas de momentos de forma manual e consistente em nível global não era escalável nem sustentável. Por isso, em meados de 2024, voltamos a exibir apenas feriados públicos e datas comemorativas nacionais do timeanddate.com globalmente, enquanto permitimos que os usuários adicionem manualmente outros momentos importantes.