AFROPUNK Brasil confirma edição 2025 em Salvador com Jorja Smith como atração principal
Festival ainda trará as cantoras internacionais Doechii e Amaarae para uma edição em São Paulo em dezembro
1º festival de jornalismo musical do Brasil acontece nos meses de outubro e novembro
Marcado para acontecer em outubro e novembro deste ano, o festival promete ser um marco na cena musical, reunindo jornalistas renomados, profissionais do mercado e artistas diversos para discutir e celebrar a música popular contemporânea.
No coração do evento, estão nomes como Jorge Du Peixe, Joyce Alane, Karina Buhr, Ceumar, Luiz Lins e China , que ilustram a rica tapeçaria musical brasileira e trarão suas perspectivas únicas para o festival. A programação promete debates apaixonados, entrevistas reveladoras e apresentações inesquecíveis, tudo isso com acesso gratuito ao público.
O festival, que tem origem no canal do YouTube Papo de Música , idealizado pela renomada jornalista Fabiane Pereira, busca não apenas celebrar a música brasileira, mas também explorar suas raízes e influências. A proposta do evento é honrar as palavras de Letieres Leite: "Toda música brasileira é afrobrasileira". Assim, o festival pretende mergulhar em temas diversificados e plurais, desde diálogos em rodas de conversa e entrevistas até a gravação de podcasts, slams e workshops.
A jornada do festival começa no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de outubro , no Teatro Nelson Rodrigues da CAIXA Cultural. O evento será iniciado por uma mesa de debates sobre jornalismo musical na era digital, mediada por Fabiane Pereira e com a participação de jornalistas proeminentes como Maria Fortuna, Pedro Henrique França e Kamille Viola. Além disso, o primeiro dia contará com uma série de encontros, incluindo "Artista Entrevista Artista" com João Cavalcanti e Sandra de Sá, a gravação do quadro “O Que Tem na Minha Sacola?” com Letrux e o podcast "Peixe Voador" com Jards Macalé, encerrando com a potência do coletivo poético Slam das Minas RJ.
O segundo dia, em 19 de outubro, promete ser igualmente emocionante, com uma mesa sobre empresariamento artístico, entrevista com a notável cantora Áurea Martins, "Artista Entrevista Artista" com Tássia Reis e Jonathan Ferr, uma palestra sobre “Música Periférica feita no Brasil” por Fred Coelho e a gravação do podcast “Tenho Mais Discos Que Amigos” com Mahmundi e Ana Frango Elétrico.
O evento termina com uma confraternização, onde a pista ganha vida ao som da DJ Cris Panttoja, lembrando a todos que a música não apenas une, mas também nos faz dançar.
Todos os eventos acontecerão na CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro Nelson Rodrigues , com entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do local com uma hora de antecedência para cada atividade.
Redação do Africanize
Festival ainda trará as cantoras internacionais Doechii e Amaarae para uma edição em São Paulo em dezembro
Com performances de grandes nomes do rap, reggae, hip hop e forró, o festival no Canindé reforça a importância da música como ferramenta de transformação social e união entre os povos
O evento marca a celebração do Dia da Consciência Negra