• 02-07-2024

A piloto também está qualificada para voar o Bombardier Dash Q400.

Aya Gertrude Konan  fez história como a primeira pilota negra de uma companhia aérea comercial na Costa do Marfim. Anteriormente comissária de bordo, ela atualmente atua como Primeiro Oficial na Air Côte D'Ivoire, onde pilota o avião Airbus A320.  

AD_4nXfOf-1NqmlW_Hli9jPh-7MRM26wtTN9Ur4IEgD4R3cdeWBw9Kgri8c8wgc0m3aLlKss6v5s2ovLr3r9KteFRxZcf-BEI2VOG1XY6c2jJRKkciDWQZWPltfApOk-mRoJJvtSHdwm7g8TqqvggIeWLbDIfWWe?key=p3dJb6SE8IpbhIb94DojvQ
Ex-comissária de bordo se torna a primeira piloto negra de uma companhia aérea comercial na Costa do Marfim  

Iniciando sua carreira como comissária de bordo em abril de 2013, Konan tinha sonhos maiores. Crescendo na Costa do Marfim, ela sempre quis ser pilota, impulsionada por seu amor por aviões desde a infância, de acordo com a Rising Africa.  

Apesar dos desafios financeiros com o caro treinamento de pilotagem, ela não desistiu. Sua chance chegou em 2014 quando a Air Côte D'Ivoire lançou um concurso para treinar jovens marfinenses para carreiras na aviação, incluindo pilotos. Ela imediatamente aproveitou a oportunidade para se candidatar.  

Entre 1500 candidatos, Konan se destacou como uma das únicas 15 candidatas escolhidas após rigorosos testes em matérias como Matemática, Física e Inglês. Além disso, ela era a única mulher entre eles. Ela então passou por um treinamento rigoroso, tanto teórico quanto prático, na Costa do Marfim e na França.  

Após dois anos e quatro meses de muito trabalho, Konan fez história ao se tornar a primeira pilota civil de companhia aérea treinada pelo estado na Costa do Marfim. Ela atualmente atua como Primeiro Oficial na Air Côte D'Ivoire, pilotando o Airbus A320, e também está qualificada para voar o Bombardier Dash Q400.  

Redação Africanize

Redação do Africanize