Cultura
Espetáculo 'Carroça da História' é formado por maioria do elenco da série 'Cidade de Deus: A Luta Não Para'
Instituto Arteiros apresenta a comédia musicada 'Carroça da História' no centro do Rio
Dando início às comemorações de 14 anos do Instituto Arteiros, localizado na Cidade de Deus, os artistas irão apresentar a comédia fábula musicada “Carroça da História” nos dias 11, 12, 18 e 19 de outubro, às 19h, Teatro Gonzaguinha – Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio.
Para o público que acompanha a série Cidade “de Deus – A Luta Não Para”, é uma oportunidade de acompanhar alguns dos artistas da série policial, como André Dread, Emilly Amaral, Iago Pires, João Félix, Ricardo Fernandes e Victor Andrade, que estarão no palco com o espetáculo de humor musicado que encanta crianças, adolescentes e adultos. O ator, diretor, fundador do Instituto Arteiros e idealizador do projeto Ricardo Fernandes fala sobre a importância de assistir um espetáculo como o “Carroça da História”.
“Montar o espetáculo ‘Carroça da História’ com atores tão talentosos, negros e oriundos de favelas é uma realização que me faz continuar acreditando que é possível transformar o que nos disseram ser regra ou normal. Além disso, reafirma que estamos há 14 anos trilhando o caminho certo. Como diz Kmilla CDD: ocupar vários espaços é o nosso plano de paz. E esse é exatamente o nosso propósito: ocupar os espaços com os nossos – favelados, periféricos e negros – utilizando a arte e a educação como nossas principais ferramentas de transformação”, comemora Ricardo.
Márcio Vieira que também assina o texto inspirado em apólogo de Isopo, é também diretor e uns dos idealizadores da “Carroça da História”, comenta sobre o elenco.
“Ter um elenco 100% negro, é olhar para trás e dizer em alto e bom tom: não conseguiram nos segurar, nos calar! Estamos fazendo nosso protesto em forma de arte, ocupando o lugar de destaque que merecemos. Somos protagonistas! Graças a Deus isso está acontecendo, no teatro e no áudiovisual. Podemos mais? Sim! Mas só de está acontecendo, sendo comentado, discutido já é uma vitória de uma luta que não era nem pra existir. Mas se infelizmente existe que tenha logo seu fim. Basta!”, destaca Márcio.
O Instituto Arteiros foi fundado no dia 11 de outubro de 2010 pelo ator Ricardo Fernandes e pelo Cineasta Rodrigo Felha na Cidade de Deus e atua nos eixos: arte, educação e social.
CARROÇA DA HISTÓRIA com uma dramaturgia inspirada nas Fábulas de Esopo é uma encenação contada e cantada usando linguagem do Teatro de Rua, Farsa, Comédia Dell Art, Pirandello, Metateatro. Trás uma Trupe de Atores Brincantes que jogam o tempo todo com a Arte do fazer Arte. Num jogo os os 9 atores transitam por vários personagens e uma concepção cênica que constrói e desconstroi a cena de forma coreografada e dinâmica. Com um cenário lúdico e artesanal casando com um figurino contemporâneo upcycling. Carroça da história brinca com a imaginação. É a nossa homenagem a todos os artistas.