Conversas que Inspiram: último encontro do ano celebra o lançamento do livro 'Como Não Ser Racista'
Programação reúne Toni Garrido, Cristiane Sobral e Fayda Belo em evento no Dia Internacional dos Direitos Humanos
Projeto em homenagem ao baluarte chega a última apresentação, sábado, dia 14, na reinauguração da Arena Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá
Último show em homenagem a Nelson Sargento acontece neste sábado, dia 14, durante o evento de reinauguração da Arena Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. O sambista, compositor, ator, escritor e artista plástico, que fez do morro da Mangueira seu lar e contribuiu significativamente para a cultura, completaria 100 anos em julho de 2024.
Para celebrar esse marco na história da música brasileira, Ronaldo Mattos e Lívea Mattos, filho e nora (e produtora) do mestre, respectivamente, apresentam o projeto "Samba! Agoniza mas não morre", traçando uma jornada musical pela obra de Nelson, explorando seus clássicos imortais, como "Falso amor sincero" e "As Quatro Estações".
O espetáculo, que já passou por três casas de show em diferentes regiões do Rio de Janeiro, traz ainda sambas criados em parceria com renomados artistas, como Cartola, Nei Lopes e Zé Luiz do Império. O show oferece uma vivência musical do ambiente autêntico e envolvente do samba, tal como vivido e concebido pelo mestre Sargento.
Foto: Gabriel Monte
A apresentação é recheada de momentos especiais, onde entre uma música e outra, o público é presenteado com frases geniais frequentemente proferidas pelo próprio mestre, muitas das quais estão registradas em seu livro "Pensamentos".
A interpretação autêntica das músicas de Nelson Sargento, mantendo a essência do seu estilo e emocionalidade, é fundamental para transmitir sua obra de maneira fiel e respeitosa. O elenco composto pela talentosa cantora Lazir Sinval, assim como pelos cantores Mingo Silva e Ronaldo Mattos, com diferentes assinaturas vocais, expressam as emoções presentes nas letras, criando uma conexão mais profunda com o público.
Com direção musical de Luis Filipe de Lima que também assina os arranjos que reinterpretam as músicas de maneira original, incorporando elementos contemporâneos sem perder a essência do samba tradicional, o show é uma verdadeira homenagem à obra e ao legado imortal deixado por esse eterno mestre do samba. "Samba! Agoniza mas não morre" celebra não apenas o centenário de Nelson Sargento, mas também a sua influência duradoura na cultura brasileira e na cena musical.
O projeto tem o patrocínio do Edital de Fomento "Viva o Talento" através da lei Emergencial Paulo Gustavo.
Redação do Africanize
Programação reúne Toni Garrido, Cristiane Sobral e Fayda Belo em evento no Dia Internacional dos Direitos Humanos
Evento acontecerá no dia 14 de dezembro, no Quilombo Cultural Casa do Nando, no Rio de Janeiro
Lançada fisicamente em novembro, a mostra destaca o impacto social e econômico da inclusão racial no empreendedorismo