Cultura
Escritora Carolina de Jesus será homenageada em eventos nos Estados Unidos
Autora será celebrada e contará com a presença de Vera Eunice, filha da escritora
A escritora Carolina Maria de Jesus , primeira mulher negra brasileira a vender um milhão de livros, será homenageada em Nova York e Washington DC em outubro de 2024, em um ciclo de debates intitulado “Carolina – A Escritora do Brasil” . Os eventos ocorrem no ano em que se celebram os 110 anos de nascimento da autora.
Entre os dias 15 e 17 de outubro, especialistas e admiradores de Carolina discutirão seu impacto literário e social em painéis realizados em instituições renomadas como Columbia University e Georgetown University. A programação conta com a presença de Vera Eunice, filha de Carolina, e Tom Farias, biógrafo da escritora.
Carolina Maria de Jesus, autora do aclamado “ Quarto de Despejo ” (traduzido para o inglês como “Child of the Dark”), ganhou projeção internacional na década de 1960, quando sua obra foi traduzida para 13 idiomas. Para Tom Farias, o resgate de sua importância nos Estados Unidos é simbólico, especialmente por destacar uma mulher negra, ex-moradora de favela, cuja obra expôs a dura realidade da pobreza e do racismo no Brasil.
Organizado por Suzane Sena, produtora cultural radicada em Nova York, e com apoio da diplomacia brasileira, o evento também reflete sobre o papel das mulheres negras na história mundial.
“Este é um projeto de reparação histórica, iluminando a memória e as obras de nossa grande escritora”, afirma Suzane.