5 de fevereiro de 2025

Cultura

Escritor Nituecheni Africano vence prêmio de literatura em feira internacional na França

4ª edição da Feira Internacional do Livro de Literatura em Língua portuguesa de Paris 2024/2025 nomeou angolo como vencedor

• 28/01/2025
Thumbnail
Foto: Divulgação

Nituecheni é um escritor Angolano que já recebeu vários prêmios, dentre eles: O Prémio WorldBook da América Latina organizado pela Argentina em 2022, melhor escritor revelação de África na 25ª edição do prêmio Fox Usa 2024 com a sua obra literária o recluso O princípio é o fim de uma injustiça organizado nos Estados Unidos da América, prêmio Referencia literária atribuindo na cidade de São Paulo no Brasil em 2023, Prêmio Flor Bela de Espanca de Lisboa 2023 e prêmio Dipanda em Angola na categoria de melhor autor do ano e melhor livro O emigrante da web e suas tolices 2023.

E neste ano de 2025 o escritor Angolano adiciona mais um prêmio a sua bagagem.

Nituecheni Africano nasceu em 12 de setembro de 1990 em Angola, na província do Huambo, Ele possui licenciatura em engenharia informática e tecnologia de informação e licenciatura e auditoria e finanças. Ao longo de sua trajetória, como mencionado já aqui, ele recebeu vários reconhecimentos internacionais e agora a pouco foi reconhecido com o certificado de mérito pela governo Angolano como sendo o escritor revelação de Angola a representar o país em mais alto nível no escalão literário. E uma das obras do autor que mais destacou-se no cenário literário internacional foi o romance “O emigrante da Web e suas Tolices ”. Essa obra aborda sobre os perigos eminentes do uso das redes sociais, suas vantagens e desvantagens.

Foto: Divulgação

O júri descreveu o autor como sendo um dos principais autores revelação de língua portuguesa, destacando ainda o escritor por suas obras Românticas teatrais, ensaios e obras novelísticas com a sua obra literária “O EMIGRANTE DA WEB E SUAS TOLICES” O prêmio que Nituecheni Africano receberá será no valor de 11 mil dólares, acompanhado de um troféu e uma medalha sendo que ele é um dos melhores escritores contemporâneos de África nos últimos dois anos.

 No dia 17 de março, Nituecheni Africano receberá o prêmio enquanto acontece a inauguração da maior feira de literatura da cidade do Lile que vai acontecer na cidade de França.

TAGS: