Afri News
Erika Hilton denuncia TikTok à Justiça por disseminação de conteúdo misógino e racista
Parlamentar acusa plataforma de expor adolescentes a discursos de ódio e pede responsabilização por violações legais e constitucionais

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou nesta semana uma denúncia formal contra o TikTok na Justiça brasileira. A parlamentar acusa a plataforma de permitir, por meio de seu algoritmo, a disseminação de conteúdos misóginos, homofóbicos e racistas direcionados especialmente a adolescentes do sexo masculino, com idades em torno de 14 anos.
A ação judicial tem como base um monitoramento realizado pela Revista AzMina em parceria com o Núcleo Jornalismo, que identificou uma rede de vídeos e perfis que propagam discursos de ódio e conteúdos sexualizados direcionados a usuários muito jovens.
O levantamento aponta falhas no sistema automatizado do TikTok, que estaria sugerindo esse tipo de conteúdo com base em perfis e comportamentos, violando legislações brasileiras.
“Acabo de denunciar o TikTok à Justiça por induzir adolescentes a consumirem conteúdos que pregam misoginia e ódio contra as mulheres e minorias”, declarou Erika Hilton nas redes sociais. A deputada destacou que a exposição sistemática a esse tipo de conteúdo representa um risco tanto para as vítimas quanto para os próprios adolescentes.
“Esses são conteúdos que matam. Que colocam pessoas em risco de violência física, psicológica e sexual. E que propõem a meninos, se não a violência contra o outro, a autoexclusão social, o que pode levar à violência contra si”, afirmou.