Afri News
Embaixador da África do Sul na França é encontrado morto em hotel de Paris
Emmanuel “Nathi” Mthethwa tinha 58 anos e havia assumido o posto diplomático em 2024; autoridades investigam as circunstâncias da morte

O embaixador da África do Sul na França, Emmanuel Nkosinathi “Nathi” Mthethwa, foi encontrado morto na manhã de 30 de setembro em um hotel de luxo em Paris. Ele tinha 58 anos e ocupava o cargo desde fevereiro de 2024, após uma longa trajetória política no governo sul-africano.
De acordo com informações das autoridades francesas, Mthethwa foi localizado no pátio interno do Hyatt Regency Paris Étoile, onde estava hospedado. Investigações preliminares apontam que o mecanismo de segurança de uma janela em seu quarto, no 22º andar, havia sido forçado. Um bilhete foi encontrado no local, e a esposa relatou ter recebido uma mensagem em tom de despedida na noite anterior.
Figura central da política sul-africana, Mthethwa foi ministro da Polícia entre 2009 e 2014 e, posteriormente, comandou a pasta das Artes e Cultura até 2023, durante o governo de Cyril Ramaphosa. Apesar da relevância, sua carreira também foi marcada por controvérsias e críticas ligadas à sua atuação na área da segurança pública.
The untimely passing of Ambassador Nathi Mthethwa is a moment of deep grief in which government and citizens stand beside the Mthethwa family.
— Cyril Ramaphosa 🇿🇦 (@CyrilRamaphosa) September 30, 2025
Ambassador Mthethwa has served our nation in diverse capacities during a lifetime that has ended prematurely and traumatically.
In his… pic.twitter.com/mtk0Hpkn80
O governo francês abriu investigação para esclarecer as circunstâncias da morte, enquanto autoridades sul-africanas ainda não emitiram comunicado oficial.