3 de abril de 2025

Cinema e TV

Documentário reúne a elite de Hollywood e conta desafios de pessoas negras na indústria do cinema; saiba mais

Denzel Washington, Will Smith, Jamie Foxx, Angela Bassett,Viola Davis, Whoopi Goldberg, Taraji P. Henson estão entre o elenco

• 01/04/2025
Thumbnail
Foto: Apple TV/Divulgação

O documentário “Number One on the Call Sheet: Black Leading Women in Hollywood, disponível na Apple TV+, reúne alguns dos maiores nomes de Hollywood para discutir os triunfos e os desafios do protagonismo negro no cinema. No elenco temos Denzel Washington, Will Smith, Jamie Foxx, Daniel Kaluuya, Michael B. Jordan, Angela Bassett, Halle Berry, Viola Davis, Whoopi Goldberg, Taraji P. Henson, entre outras grandes artistas.

Dividido em dois episódios, o documentário apresenta diferentes perspectivas, como o primeiro episódio, intiulado “Homens Negros Conquistam Hollywood, que explora as trajetórias masculinas; enquanto o segundo, “Mulheres Negras Conquistam Hollywood”, aborda os desafios enfrentados pelas mulheres negras na indústria.

Uma das reflexões mais marcantes veio de Taraji P. Henson, que expressou sua frustração com a Academia do Oscar: “Eu já vi trabalhos incríveis feitos por mulheres negras em posições de destaque, e você pode perguntar à Halle — ela também está irritada por ser a única,” disse a estrela de Estrelas Além do Tempo. “Eu não acho que a indústria realmente nos veja como protagonistas, sabe? Eles nos dão prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante como se distribuem bengalas doces.”

Halle Berry, que fez história em 2002 ao se tornar a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em A Última Ceia, também reflete sobre a falta de progresso desde sua vitória. “Isso me forçou a perguntar a mim mesma: isso importou? Isso realmente mudou algo para as mulheres negras? Para minhas irmãs? Para a nossa jornada?”, questiona Berry, ao observar que nenhuma outra mulher negra conquistou a premiação desde então.

No documentário, Berry contou que estava convencida de que Davis ou Day venceriam o prêmio na cerimônia de 2021, que marcou apenas a segunda vez em que duas mulheres negras foram indicadas a Melhor Atriz no mesmo ano.

“O sistema não é realmente feito para nós, e por isso temos que parar de cobiçar aquilo que não é para nós”, concluiu Berry. “Porque, no fim das contas, a questão é: ‘Como tocamos a vida das pessoas?’. E isso, fundamentalmente, é o propósito da arte.”

Whoopi Goldberg, por sua vez, trouxe à tona outra crítica incisiva: “Espere um minuto, nenhuma de nós foi boa o bastante?” questionou. “Ninguém? Em meio a todas essas pessoas, ninguém? O que está faltando aqui? Essa é uma conversa que as pessoas têm todo ano.”

TAGS: