1 de abril de 2025

Entrevistas

Do check-in à liderança: conheça a história de ascensão de Daniele Simão na LATAM

Coordenadora de Recursos Humanos, a profissional revelou a trajetória profissional em entrevista exclusiva com a Africanize

Camila Fernandes• 24/03/2025
Thumbnail
Foto: Divulgação/LATAM

Daniele Simão tem uma trajetória impressionante na aviação, marcada por dedicação, superação e muito aprendizado. Ela começou sua carreira em 2011, na LATAM, em um cargo operacional, atendendo passageiros no check-in. Naquele momento, o mundo da aviação era algo distante para ela. Estava focada em concluir sua pós-graduação em gestão de negócios, com o objetivo de seguir para a carreira administrativa.

Com o tempo, sua dedicação e esforço a levaram para novas oportunidades. Depois de quatro anos atuando no aeroporto de Guarulhos, o maior da América Latina, Daniele se encontrou em uma nova área: a tripulação de cabine.

“Nesta área eu pude desenvolver muitas das minhas competências, inclusive liderando projetos, o que me deu o ímpeto de desenvolver ainda mais esta habilidade para um dia ocupar uma posição de liderança.

Foto: Divulgação

Porém, ao invés de estar diretamente com os passageiros, ela passou a trabalhar nos bastidores, aprimorando os processos que garantem a qualidade do serviço oferecido. Esse trabalho despertou nela o desejo de liderar e, a partir daí, ela começou a desenvolver suas habilidades de gestão, liderando projetos e equipes.

Hoje, Daniele ocupa o cargo de Coordenadora de Recursos Humanos, onde lidera iniciativas voltadas ao atendimento digital aos colaboradores da LATAM. Em um cenário pós-pandemia, com muitas pessoas trabalhando à distância, sua missão é garantir que os colaboradores se sintam acolhidos e bem atendidos, mesmo através das ferramentas digitais. Sua rotina envolve a criação de estratégias para oferecer um atendimento único e humanizado aos colaboradores, com o apoio de uma equipe dedicada e competente.

“Sem sombra de dúvida o que me encanta no papel de liderança é ver o desenvolvimento e, consequentemente, o crescimento das pessoas. Tenho paixão por acompanhar este processo individual e perceber como posso contribuir para ampliar a visão das pessoas fazendo com que contribuam para o crescimento da empresa”.

A líder vê seu papel como uma oportunidade de inspirar outras mulheres, especialmente as mulheres negras, a se verem ocupando espaços de liderança. Para ela, ver essas mulheres conquistando posições antes inimagináveis é uma das maiores fontes de realização.

Fontes de Inspiração

Daniele se inspira em grandes mulheres negras que fizeram história. Personalidades como Dandara dos Palmares, uma mulher guerreira que lutou contra a escravidão; Lélia Gonzalez, uma militante dos direitos das mulheres negras; e Viola Davis, que abriu caminho para mulheres negras no cinema, são figuras que a inspiram até hoje.

No entanto, as fontes de inspiração mais próximas de Daniele vêm de sua própria história familiar. Sua avó materna e sua mãe, ambas mulheres negras, foram líderes excepcionais em suas famílias. Sua avó, que ficou viúva muito jovem, teve nove filhos biológicos e adotou mais cinco, e conseguiu liderar essa grande “família” com amor e firmeza. Sua mãe, ao assumir a liderança da casa, também desempenhou um papel de liderança admirável, cuidando da família com muito cuidado e visão.

Essas mulheres a ensinaram sobre liderança e a lutar por seus próprios sonhos e conquistar seu espaço no mundo.

Objetivos na aviação

Daniele não para de sonhar. Seu maior objetivo agora é se tornar diretora ou até piloto de aviões, funções em que ela se tornaria pioneira como mulher negra. Ela acredita que, como Angela Davis disse: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”. Para ela, alcançar essas posições não é só uma questão de conquista pessoal, mas também uma forma de abrir portas para outras mulheres que, como ela, buscam um lugar de destaque.

Foto: Reprodução/LATAM/Youtube

Impacto da liderança em sua Vida

Assumir um cargo de liderança teve, sem dúvida, um grande impacto na vida de Daniele, na carreira e na sua visão de mundo. Ela sente que sua missão vai além de ser uma boa líder para sua equipe; seu maior desafio é ser um exemplo de empoderamento para outras mulheres, especialmente aquelas que enfrentam múltiplas barreiras, como ela mesma enfrentou. Para Daniele, a verdadeira liderança começa dentro de casa, com a maneira como somos educados e como vemos nossas mães e avós ocupando papéis de liderança dentro de suas famílias.

Ela acredita que muitas mulheres, especialmente as negras, têm potencial para grandes feitos, mas ainda há uma falta de oportunidades para que possam brilhar e mostrar ao mundo suas capacidades. Seu trabalho, portanto, é abrir portas para essas mulheres e garantir que elas tenham os recursos e as oportunidades necessárias para alcançar o sucesso.

Daniele Simão é, sem dúvida, uma inspiração para todos nós, especialmente para as mulheres que buscam espaço no mercado de trabalho, desafiando as normas e mostrando que é possível, sim, conquistar posições de liderança e fazer história.

TAGS: