• 21-11-2024

O dia 31 de julho é o "Dia da Mulher Africana" em comemoração ao primeiro congresso da Organização Pan-Africana das Mulheres, que ocorreu em Dakar, capital de Senegal, em 31 de julho de 1974.

Naquela data histórica, mulheres de todo o continente africano se reuniram pela primeira vez e criaram a primeira organização de mulheres, a "Conferência de Mulheres Africanas" (CFA), que teve início em 31 de julho de 1962, em Dar es Salaam, Tanzânia. Desde então, essa união só se fortaleceu, tendo como objetivo realizar e impulsionar mudanças significativas no continente. 

 

A busca pela independência total do continente africano, a eliminação do apartheid e o estabelecimento de uma justiça comum que defenda os direitos humanos têm sido os propósitos contínuos dessa luta coletiva. 

 

Apesar dos anos passados, o objetivo permanece o mesmo, uma vez que ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente em relação aos direitos das mulheres africanas. As discriminações que as mulheres enfrentam em diferentes regiões do continente são notórias: silenciamento, vítimas de racismo, injustiça socioeconômica, desigualdade de gênero, entre outros desafios. 

 

Há progressos? Sim! Constantemente, aqui mostramos várias conquistas de mulheres pretas, porém, os desafios continuam enormes para que as mulheres africanas sejam ouvidas, valorizadas e respeitadas como merecem. 

 

Hoje é um dia de celebração e admiração à mulher africana, reconhecendo sua beleza, força e grandiosidade. 

 

Feliz dia para todas as mulheres africanas! 

Redação Africanize

Redação do Africanize