10 de janeiro de 2025

Afri News

Dennis Schroder e Giannis Antetokounmpo são os primeiros porta-bandeiras negros da Alemanha e Grécia

Atletas fazem história na edição de 2024 das Olimpíadas em Paris

Danilo Castro• 26/07/2024
Thumbnail

A Alemanha e a Grécia estão escrevendo uma nova página na história olímpica nesta abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontece nesta sexta-feira (25). Pela primeira vez na história, ambos os países terão um porta-bandeira negro na cerimônia de abertura. Vem saber mais!  

No país gêrmanico, o porta-bandeira da edição é representado por Dennis Schröder, armador do Brooklyn Nets e capitão da seleção alemã de basquete. Já na Grécia, é Giannis Antetokounmpo, ala-pivô do Bucks, quem representa o país como porta-bandeira da seleção.  

Em suas redes sociais, Dennis Schröder expressou sua gratidão e emoção com a nomeação: “ Conseguimos vencer. A todas as pessoas que votaram em mim, muito obrigado, vocês são os melhores de sempre. Poder compartilhar esse sentimento com vocês é inacreditável. O primeiro porta-bandeiras de pele negra para a Alemanha. INSANO! Fizemos isso juntos e estamos a fazer uma grande declaração com isso! Levarei a BANDEIRA com orgulho.  

Dennis Schröder-africanize
 

A notícia foi amplamente celebrada nas redes sociais, com parabéns vindos de várias instituições e figuras do basquete. O Brooklyn Nets, equipe de Schröder na NBA, felicitou o jogador: “ Parabéns ao nosso Dennis Schröder por ser nomeado o porta-bandeira oficial da Alemanha na Cerimônia de Abertura em Paris “. A FIBA (Federação Internacional de Basquete) destacou a conquista, afirmando que Schröder “ marcou um lugar especial na história da Alemanha “.  

Dennis Schröder, aos 30 anos, tem um currículo impressionante. Capitão da seleção alemã , ele liderou o time na conquista do primeiro título mundial de basquete do país na Copa do Mundo de 2023. Agora, ele é o segundo jogador de basquete a carregar a bandeira alemã em uma edição dos Jogos Olímpicos.

  

Giannis Antetokounmpo é astro da NBA e celebrou a ida à Paris para as Olimpíadas no Instagram: “Apenas uma criança de Sepolia”, se referindo a um bairro de Atenas, na Grécia, onde cresceu. O jogador, filho de nigerianos, possui uma trajetória de luta até o sucesso no basquete, enfrentou barreiras por conta do sobrenome de origem, ao se mudar para a Grécia com a família. Para evitar discriminação, ele e sua família adotaram um nome mais grego: “Antetokounmpo”. O nome original da família, “Adetokunbo”, foi transformado para soar mais familiar aos gregos.   

giannis-bandeira-grecia-africanize

 

Giannis, de 29 anos, foi nomeado no início de 2024 como capitão da Conferência Leste no All-Star Game da NBA, marcando sua oitava seleção consecutiva na posição. 

TAGS: