Como a final mundial do Red Bull Dance Your Style conectou culturas em Mumbai
Campeonato de dança freestyle teve brasileiro Ryan Furia entre os dezesseis finalistas; veja um resumo de tudo que rolou!
Fica em cartaz entre 13 e 28 de abril na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro a peça “Crioulos”, espetáculo com texto e direção de Caio D’aguilar.
CRIOULOS , mescla temas históricos e culturais da negritude, numa viagem que aborda fantasmas da Ku Klux Klan, Gorilas à temas como os efeitos da segregação racial, pela narrativa e ótica do personagem - Crioulo - um jovem Negro que perde seu pai, um ativista das causas sociais, morto por policiais milicianos.
Com situações cômicas e ácidas a partir de histórias que revisitam décadas de preconceito, violência, conflitos de raças e identidade - “ CRIOULOS ” é uma crítica mordaz enquanto comédia política a respeito das questões raciais tão presentes nos dias de hoje, abordando as semelhanças entre as lutas do movimento Negro do Brasil e Estados Unidos.
Criado em 2018, com nascimento e estreia pelo Sesc Santo Amaro em 2020, o grupo criou sua primeira peça de pesquisa denominada - CRIOULOS - com dramaturgia original e direção de Caio Daguilar. A peça CRIOULOS é uma espécie de instalação artística proposta pela obra, onde discorre sobre a segregação, e as diferenças entre as lutas raciais dos E.U.A e BRASIL, a obra foi contemplada com o edital da secretaria de Cultura do Estado PROAC CIRCULAÇÃO em 2021, circulando pelas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, com a presença de escolas da rede pública e estadual, promovendo debates junto ao elenco.
O grupo também durante a pandemia junto do Sesc Interlagos criou em formato audiovisual para exibição virtual, o manifesto artístico “ CENAS PRETAS ” disponível no Youtube, onde os atuadores discorrem sobre diversos temas como ancestralidade, infancia, genocidio da população negra, panteras negras e literatura preta como Franz Fanon e James Baldwin. Seguido da pandemia, o grupo PROJETO CRIOULOS, foi contemplado em 2021 com seu primeiro Fomento ao Teatro pela cidade de São Paulo, criando a segunda peça de repertório uma dramaturgia musical preta sobre pessoas em situação de rua chamada - VIDA BANDIDA .
Redação do Africanize
Campeonato de dança freestyle teve brasileiro Ryan Furia entre os dezesseis finalistas; veja um resumo de tudo que rolou!
Evento acontece com Tendal da Lapa com Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym entre as atrações musicais
Cidades recebem eventos culturais, educacionais e gastronômicas em celebração ao mês da Consciência Negra