Netflix divulga primeiras imagens de documentário sobre Vinícius Jr
Produção tem previsão de lançamento em 2025, com cenas inéditas dos bastidores do jogador atacante do Real Madrid
O prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, rebateu as falas de Vini Jr, afirmando que a Espanha não é uma sociedade racista
O atacante da seleção brasileira e do Real Madrid, Vinicius Jr, voltou a denunciar os recorrentes episódios de racismo na Espanha e fez um alerta à FIFA e às autoridades. Vini Jr sugeriu que, caso o país não avance significativamente no combate ao racismo até 2030, a Espanha deveria ser excluída como uma das sedes da Copa do Mundo.
“Temos até 2030 para evoluir, então espero que a Espanha entenda a gravidade de insultar alguém pela cor da pele. Se não houver progresso, acho que o torneio deveria ser transferido. Jogadores precisam se sentir seguros para competir, e é complicado quando há o risco de sofrer racismo” , declarou o jogador em entrevista à CNN.
Em resposta, o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, rebateu as falas de Vini Jr, pedindo que o atleta se retratasse e afirmando que a Espanha não é uma sociedade racista. “Sabemos que há episódios racistas, e é nosso dever combatê-los. No entanto, é injusto rotular a Espanha como racista. Peço a ele que se desculpe. Ser um grande jogador não o impede de falar besteira, e, dessa vez, ele exagerou”, disse o prefeito, reforçando que grande parte da sociedade apoia Vinicius na luta contra o racismo.
Vini Jr já levou diversos casos de racismo à Justiça espanhola. Em um dos episódios mais marcantes, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão após insultos racistas dirigidos ao jogador em 2023 — um marco na legislação espanhola.
Ainda na entrevista, Vinicius revelou que há um pacto entre os jogadores do Real Madrid para deixarem o campo em caso de novos episódios de racismo. “Amo viver aqui e jogar pelo Real Madrid, mas é importante que o país evolua. Muitas pessoas na Espanha não são racistas, mas uma pequena minoria acaba manchando a imagem do país ”, comentou o atacante.
A Copa do Mundo de 2030 terá a Espanha, Portugal e Marrocos como as principais sedes. O jogo de abertura será realizado em Montevidéu, no Uruguai, em homenagem à primeira edição do torneio, disputada em 1930.
Redação do Africanize
Produção tem previsão de lançamento em 2025, com cenas inéditas dos bastidores do jogador atacante do Real Madrid
Com 17 pontos, o Brasil ocupa a terceira colocação nas Eliminatórias, atrás de países historicamente rivais
Jogador teve diversos desentendimentos com o clube carioca e avalia novos caminhos