Música
Consumo de Afrobeats no Spotify aumentou 146% no mundo em 2024
Gênero musical nigeriano se expandiu e artistas do país atravessaram as fronteiras do continente ao longo do ano; confira quais se destacaram no mundo

A influência da música nigeriana no cenário global segue em ascensão, impulsionada pelo sucesso do Afrobeats e pelo crescimento do consumo de produções locais. O Spotify Wrapped 2024 revelou que o consumo de música nigeriana aumentou 146% neste ano.
A lista deste ano trouxe Asake como o artista mais transmitido na África Subsaariana, com forte popularidade na Nigéria, Gâmbia e Benin. Sua música conquistou públicos de 13 a 55 anos, garantindo seu lugar entre os artistas mais populares para essas faixas etárias. Internacionalmente, Burna Boy manteve sua posição como a maior exportação musical da Nigéria, sendo o único artista do país no Top 100 do Reino Unido.
Na América Latina, Ayra Starr se destacou como a artista nigeriana mais ouvida, além de consolidar sua liderança na Europa. A cantora também quebrou recordes no Spotify Global Chart, superando nomes como Rema e Burna Boy em longevidade.
“A mistura perfeita de gerações e gêneros mostra o poder único da música nigeriana de ressoar tanto local quanto globalmente. É inspirador ver como nossos artistas estão moldando a cultura em casa e fazendo ondas internacionalmente”, afirmou Phiona Okumu, Head de Música do Spotify na África Subsaariana.
Com a Nigéria ocupando a 25ª posição global em streams diários, o sucesso de seus artistas reforça a relevância do país como um dos grandes centros criativos da música mundial.