• 28-09-2024

A atleta já conquistou duas medalhas de ouro olímpicas e é considerada uma das maores da modalidade no Brasil

Fabiana Claudino, uma das maiores atletas do vôlei brasileiro, anunciou oficialmente sua aposentadoria nesta terça-feira (24). Aos 39 anos, a ex-central, que conquistou duas medalhas de ouro olímpicas, publicou um emocionante vídeo em suas redes sociais, no qual lê uma carta narrada por seu sogro, o cantor Netinho de Paula. No vídeo, Fabiana revisita momentos marcantes de sua carreira e reflete sobre sua trajetória de mais de 20 anos dedicada ao esporte.

“Você enfrentou derrotas dolorosas, lágrimas, mas seu destino era brilhar, brilhar como uma grande campeã, ser capitã”, destaca um trecho da carta lida por Fabiana. Além dos dois ouros olímpicos, a jogadora acumulou títulos nacionais e internacionais, consolidando-se como uma das maiores figuras da história do vôlei.

 

 

Apesar de ter deixado as quadras no final de 2023, quando encerrou sua passagem pelo Osasco, Fabiana ainda estava inscrita para defender o Atlanta na League One Volleyball (LOVB), nova liga de vôlei dos Estados Unidos. No entanto, por motivos pessoais, a atleta optou por não retornar às competições, mas manterá seu envolvimento com o campeonato de uma maneira diferente: como embaixadora. Fabiana usará sua imagem para promover o torneio, cuja primeira edição está programada para janeiro de 2025.

“São mais de 20 anos dedicados ao esporte que tanto amo. Com certeza vou sentir muita saudade”, disse a ex-central em um vídeo à parte, falando diretamente sobre sua decisão de deixar o vôlei. Fabiana também enfatizou o impacto que o esporte teve em sua vida e na de sua família, mencionando o desejo de passar mais tempo com os entes queridos como um dos motivos para a aposentadoria.

 

fabiana-coutinho-volei
Foto: Getty Image

Fabiana iniciou sua carreira em 2001 no Minas, em Belo Horizonte. Ao longo de sua jornada no Brasil, defendeu grandes clubes como Rio de Janeiro, Vôlei Futuro, Sesi-SP, Praia Clube e Osasco, conquistando seis títulos da Superliga Feminina. No exterior, passou por equipes do Japão e da Turquia, enriquecendo ainda mais seu currículo de sucesso.

Redação Africanize

Redação do Africanize