Negócios
Bia Ben transforma sua trajetória em força para outras mulheres: “Não é fácil, mas é possível”
Com mais de 11 milhões de seguidores e planos de expandir sua carreira para a música, Bia Ben fala sobre conquistas, desafios e inspiração

De vídeos simples no dia a dia para os holofotes internacionais, Bia Ben construiu uma trajetória que hoje a coloca entre as influenciadoras mais potentes do Brasil. Carioca e mãe solo, ela reúne mais de 11 milhões de seguidores. Segundo a Influency.Me, é a quarta influenciadora de maternidade e a influenciadora de negritude de maior engajamento do país. Já a Zeeng a posiciona entre as 50 brasileiras mais influentes.
Essa ascensão não veio de forma imediata. Bia conta que transformar números em negócio exigiu estratégia, erros e aprendizados.
“Era tudo muito novo, eu não sabia como era ser uma artista, uma influenciadora, muito menos como lidar com marcas, como pressificar. Então eu fui atrás de profissionais, confesso que tive algumas experiências até encontrar pessoas com quem realmente funcionasse, porque não é nenhuma questão de quem é bom ou ruim, mas uma questão de quem funciona mais para o seu tipo de perspectiva de carreira no mercado. “, explica.
Em 2024, ela conquistou um marco e participou do BET Awards, em Los Angeles. Mais do que realizar um sonho pessoal, o momento trouxe a sensação de representatividade em escala global.
“Confesso que participar do BET foi algo como um sonho mesmo. Muito incrível eu andando naquela naquele tapete, vendo várias celebridades que eu só via na TV e não pensava em encontrar tão cedo assim na minha vida. […] Através de toda a minha influência e trabalho eu consegui ir até o BET mas é só o começo. Acho que muitas pessoas ainda vão ter visibilidade e ascensão fora do país porque o Brasil é muito potente. Eu nem digo por mim, eu digo por todos os talentos que tem aqui. É muita coisa, é muita riqueza de diferentes formas. É o que o mundo precisa ver e tá vendo, isso é incrível.”, afirma.
@imbiaben Pretinhas vou te falar foi um sonho. Obrigada @Salon Line #SalonLinenoBET @MTV BRASIL @Pluto TV Brasil #BETAwards #salonline ♬ som original – Bia Ben
Com tantas conquistas, o seu maior sonho já foi realizado, Bia agora mira em novos horizontes. Entre eles, talvez realizar um desejo antigo e começar sua carreira musical. Mas também há planos mais imediatos.
“Eu realizei alguns sonhos realmente, um deles foi dar uma casa própria de minha mãe. E isso pra mim foi um dos maiores sonhos realizados até agora, mas pensando na minha carreira pro futuro, eu confesso que eu tenho um sonho no fundo do meu coração, que é de entrar na carreira musical, mas eu acho que é algo que vai ficar um pouco mais pro futuro, mas em um futuro próximo talvez eu vou entrar no ramo empresarial.” adianta.

Se a trajetória pessoal já inspira pelo alcance, o impacto simbólico é ainda maior. Para mulheres negras e mães solo, ver Bia ocupar espaços antes distantes é sinal de possibilidade. E ela tem consciência disso.
“Eu sinto e tenho uma certeza dentro do meu coração que a minha trajetória abre portas. Não só abre portas, mas que sim dá essa esperança incrível, porque quando eu tinha meus 17, 18 anos, que eu morava na comunidade, quando eu olhava pra frente, eu pensava “caramba, será que eu vou chegar lá?”.

Ela afirma que quando era mais nova, procura pessoas como ela, e por isso ela quer ser essa pessoa que ela não teve naquela época. “Por isso que eu estou sempre reativando isso nas minhas redes sociais. O quanto não é fácil chegar até aqui, mas é possível. E eu como uma mulher preta faço questão de estar aqui e se eu tiver a mínima que seja a oportunidade de trazer pessoas como eu para estarem nesse mesmo nível, até acima, eu vou fazer, porque o meu maior sonho não é só eu chegar em lugares grandes, é eu poder trazer pessoas como eu para esses lugares, terem pessoas parecidas comigo aqui.”
“A minha maior responsabilidade nisso tudo é entender que eu preciso mostrar a verdade. Não uma coisa imaginária, não algo encantador que não seja verdadeiro. Um conto de mágicas. Não é tão fácil assim, eu gosto de mostrar isso. Eu gosto de mostrar dificuldades, eu gosto de mostrar que ainda hoje, no patamar que eu tô, eu lido com dificuldades pra fazer algumas coisas. Mas eu mostro que mesmo sendo difícil é possível”, continuou.
Entre os números, as parcerias e os sonhos em construção, Bia Ben vai além do rótulo de influenciadora digital. Sua trajetória fala de representatividade, inovação e resistência. Uma caminhada que segue inspirando e que, como ela mesma reforça, está apenas no começo.