Cultura
Beija-Flor é campeã no grupo Grupo Especial do carnaval do Rio e conquista 15º título
Última vitória da escola havia sido em 2018; saiba quem foi rebaixado para a Série Ouro

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis se tornou campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro em 2025. O título, o 15º da história da escola, veio sete anos após a última vitória, em 2018. A Unidos do Padre Miguel foi rebaixada para a Série Ouro.
A apuração aconteceu na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas (5), na Cidade do Samba. A disputa foi acirrada, com a Beija-Flor e a Imperatriz Leopoldinense dividindo a liderança até o sexto quesito (Evolução). No sétimo quesito (Fantasia), a Imperatriz perdeu a nota máxima, e a Beija-Flor assumiu a liderança isolada.
O resultado final só foi definido no último quesito (Comissão de Frente), quando a escola de Nilópolis garantiu o título por uma diferença de apenas um décimo em relação à segunda colocada, a Grande Rio.
A conquista foi especial para Neguinho da Beija-Flor, que fez em 2025 seu último desfile como intérprete da escola. “Alô, comunidade. Vamos comemorar. Encerrei com chave de ouro. Deus foi muito bom”, celebrou o cantor. “Eu não imaginava [a vitória]. Estava difícil, a Imperatriz também fez um grande carnaval.”