• 21-11-2024

Performance aconteceu domingo (10) apresentando peças inspiradas no imaginário celestial e no reconhecimento da divindade em vida

No último domingo (10), a Yebomarca de streetwear feminino, lançou sua nova coleção  “Eu também sou um anjo” , desenvolvida por Ayomi Domenica, fundadora e diretora criativa da marca. As novas peças conectam o urbano com o imaginário celestial, e foram apresentadas por modelos negros e negras, em uma performance que buscou associar a divindade aos corpos dissidentes em vida. “Associar essa divindade em vida a esses corpos de pessoas dissidentes é muito lindo, poético e também político”, afirmou a diretora.  

unnamed-3.jpg
Agencia Fotosite @agfotosite

 

 

A Yebo foi lançada em 2020 em parceria com a empresária e mãe de Ayomi, Eliane Dias. Após uma pausa no desenvolvimento de novos modelos, a marca ressurgiu mais livre e aberta a novas experimentações. "Nessa coleção, diferente das anteriores, eu fiquei mais livre. Decidi ousar mais, experimentar outras cores, modelagens e referências. Acredito que marcas pequenas têm essa vantagem de alguma forma, de se experimentar e ir por novos caminhos e, no caso de haver vontade, poder voltar. Esse é um experimento para dialogar com o público e ver como ele se conecta”, afirma Domenica.  

 

Após o desfile, o músico Mano Brown, pai da diretora criativa, falou sobre o seu sentimento ao ver a concretização da nova coleção. “Eu fico orgulhoso. A gente sempre vê o filho da gente como um bebê. Eu fico acompanhando e às vezes eu não acredito que aquele bebê está fazendo esse monte de coisas, conversando com as pessoas, criando e dividindo opinião, falando, organizando. O tempo passou, é muito louco, né? E curti bastante o trabalho dela, ela é muito detalhista, eu vejo muito de mim nela, em relação aos detalhes, de querer sempre passar uma mensagem, mas eu vejo uma determinação nela que eu já não tenho. Uma insistência, uma perseverança, eu acho que isso ela já herdou da mãe”, afirma Brown. 

unnamed-2.jpg
Mano Brown e Eliane Dias - Agencia Fotosite @agfotosite

 

 

Sobre a interação com universo da moda, o músico afirmou que tem se aprofundado cada vez mais por influência de Domenica. “Para mim é um universo muito novo que eu estou aprendendo a conhecer com a minha filha. A música e a moda fazem a mudança na sociedade, né? Entre os jovens, eu acredito nisso” finaliza o artista.  

 

Para o resultado, Ayomi mergulhou em alguns estudos. “Eu fui estudar filosofia hermética e muito da minha inspiração e o meu guia nessas pesquisas foram Jorge Ben e suas obras”, conta ela. O desenvolvimento da identidade da coleção reafirma o princípio da Yebo, de ser uma plataforma de criação e de arte, que se inspira em outras linguagens, como a música, o teatro, o cinema e as artes visuais. “De certa forma, nessa coleção eu amplifiquei o que eu posso criar a partir da identidade da Yebo”, complementa a diretora.  

 

A também atriz, explica como convergiu as suas experiências na atuação com a direção criativa da Yebo. "O que eu faço na marca é deixar com que todas as inspirações me influenciem e que nada seja desperdiçado. Eu vou sempre buscar referências de diversas fontes e trago isso para moda. Aqui eu estou unindo as diversas linguagens com as quais eu trabalho”,  finaliza. 

 

Redação Africanize

Redação do Africanize