• 07-07-2024

O 77.º Festival de Cannes, a começar em duas semanas, anunciou hoje a composição do júri, que inclui Omar Sy, "Lupin" na série da Netflix e rosto do cinema francês no mundo.

festival de Cannes, que vai decorrer entre 14 e 25 de maio, escolheu quatro homensquatro mulheres para integrarem o júri, sob a presidência da realizadora Greta Gerwig.

 

 

zn2JUunIjRacwAawjDpfzl0LQ-PJgmoN9qjgxINnMrlM8Hj_ktCclr4AON1i3TVlMPWD3B25aMJ22qJ1Z5IiFIbqYoxopkCBaHjgg78BF8NBrVKSpRJRO6gHuv0IoU8rhH--8apt485IM5OkjL2yNIg
Ator francês Omar Sy integra júri de Festival de Cannes

 

Aos 40 anos, Gerwig, personalidade do cinema de autor norte-americano e rainha de bilheteira com "Barbie" no ano passado, é a presidente mais jovem desde Sofia Loren, em 1966.

 

 

À realizadora junta-se o ator francês Omar Sy, de 46 anos, que dá o próximo passo numa carreira que iniciou no humor ("Omar et Fred"), alcançando Hollywood como ator e produtor e integrando êxitos populares em França ("Amigos Improváveis") e na Netflix ("Lupin").

 

 

9VYdEVRg3P4JhOxjHPyiGQ7l9sQkmodPbCwbE1ByWqA2y7qf6iMz5uNrNgsfhpTJakCO44HKfx6G17Qps-roeedWy3GtXvW3ze0cAd5ha5z-A7zC1tVr4iO3TETHhMU5kOpBk3IicSpmmPqbXFwNL78
Omar Sy em Lupin (Netflix)

 

Cannes escolheu uma das estrelas do cinema francês que seja representativa da diversidade da sociedade, indicando que Omar Sy nasceu no subúrbio parisiense, em Trappes, e é filho de pais oriundos da fronteira entre o Senegal e a Mauritânia, de acordo com a agência de notícias France-Presse.

 

 

Ao lado de Omar vai estar a atriz francesa Eva Green, de 43 anos, conhecida por papéis em França (mais recentemente em "Les Trois Mousquetaires") e Hollywood, nomeadamente com Tim Burton ("Dumbo" e "Sombras da Escuridão") ou ao lado de Daniel Craig em James Bond ("007 - Casino Royal").

 

 

A lista inclui ainda o ator italiano Pierfrancesco Favino ("Il Traditore"), o realizador japonês Hirokazu Kore-Eda, vencedor da Palma de Ouro em 2018 com "Shoplifters, Uma Família de Pequenos Ladrões", o cineasta espanhol Juan Antonio Bayona ("A Sociedade da Neve"), a realizadora libanesa Nadine Labaki ("Capernaum"), de 50 anos, e o argumentista e fotógrafo turco Ebru Ceylan, de 48 anos.

 

 

573ra90ptj_UQRCmB-r0dt4YRStBMnrgJ3KuC6rvV6TPjesTJytKuTIPcAq-j-gRjBRhQ10ZYqZlqDZrWsM3nMjcTABTgvPIgXRJDVntgGt_pYqbpVmMjDC-ohf-bHF1avUu6ZRE_efcqoYWCN6BHhA
Omar Sy em Intocáveis

 

Com o júri completo, os 22 filmes em competição para suceder a "Anatomia de uma queda" de Justine Triet, vencedora da Palma de Ouro em 2023, e mais de uma centena de filmes anunciados, incluindo nas seleções paralelas, o maior festival de cinema do mundo está pronto para começar.

 

A cerimônia de abertura do festival vai ser apresentada, a 14 de maio, por Camille Cottin, com a projeção da última comédia de Quentin Dupieux, "Le deuxième acte".

 

 

Redação Africanize

Redação do Africanize