Esportes
Atleta ugandense quebra recorde mundial e se torna o primeiro atleta a completar meia maratona em menos de 57 minutos
Jacob Kiplimo disputou prova em Barcelona, superando recorde anterior de 2023

O ugandense Jacob Kiplimo entrou para a história do atletismo ao estabelecer um novo recorde mundial na meia maratona masculina no último domingo (18). O atleta de 24 anos completou a prova em Barcelona com o tempo de 56 minutos e 41 segundos, tornando-se o primeiro corredor a baixar a marca de 57 minutos.
Kiplimo superou o recorde anterior de 57 minutos e 30 segundos, estabelecido pelo etíope Yomif Kejelcha em 2023, na cidade espanhola de Valência. Após a conquista, o ugandense celebrou o feito inesperado: “
Estou muito grato. Estou muito animado com o que fiz hoje. Não esperava quebrar o recorde porque acabei de chegar aqui… Tudo o que faço é tentar fazer uma boa corrida, mas estou feliz por ter quebrado o recorde mundial”, declarou.

A World Athletics, entidade que rege o atletismo mundial, destacou que a performance de Kiplimo representou a maior melhoria individual no recorde da meia maratona masculina. O atleta se beneficiou de condições climáticas favoráveis, com temperatura de 13°C e ausência de vento, fatores que contribuíram para seu desempenho.