3 de abril de 2025

Esportes

Atleta Brasileiro, João do Pulo é imortalizado como herói da pátria em livro histórico

Corredor foi recordista mundial no salto triplo, onde manteve recorde mundial por 10 anos

• 02/04/2025
Thumbnail
Foto: João do Pulo / Arquivo Histórico

O lendário atleta João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, teve seu nome oficialmente inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Nascido em Pindamonhangaba (SP), João do Pulo brilhou no atletismo desde jovem. Aos 19 anos, já despontava como um dos maiores talentos do Brasil, quebrando o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo.

Seu talento foi confirmado em 1975, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, onde conquistou ouro no salto em distância e no salto triplo, este último com um impressionante recorde mundial de 17,89 metros, que permaneceu intacto por 10 anos.

Foto: Kishimoto/Tóquio/COB

Nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976) e Moscou (1980), João do Pulo voltou a brilhar, conquistando duas medalhas de bronze no salto triplo. Sua carreira promissora, no entanto, foi interrompida em 1981, quando sofreu um grave acidente de carro, que levou à amputação de sua perna direita.

Mesmo diante desse enorme desafio, ele não abandonou o esporte nem sua determinação: formou-se em Educação Física e ingressou na política, sendo eleito deputado estadual por São Paulo em 1986, onde atuou por dois mandatos.

Agora, seu nome está eternizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, ao lado de outras grandes personalidades da história brasileira.

TAGS: